segunda-feira, 29 de maio de 2017

Endomarketing: Comunicação no ambiente de trabalho


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Da mesma forma que usamos o marketing para nos comunicarmos com o mercado, anunciar produtos e construir a marca de nossa empresa, o endomarketing, também chamado de marketing interno.
Ele compreende uma série de ferramentas que visam manter todos os colaboradores a par do que está ocorrendo na empresa, sua missão, visão e valores, planos estratégicos, ações táticas e procedimentos operacionais.
A comunicação no ambiente de trabalho também é usada em treinamentos, palestras, convenções de vendas, cerimônias comemorativas, campanhas de incentivo e eventos corporativos, como inaugurações e festas de final de ano, por exemplo.

Principais canais de comunicação do endomarketing


Jornal Corporativo: publicação impressa e periódica que é distribuída a todos os colaboradores e às vezes até a familiares, fornecedores e outros Stakeholder com o objetivo de manter todos informados sobre fatos e dados relevantes sobre a organização.
Revista Corporativa: semelhante ao jornal impresso, porém produzida em formato de revista, com materiais mais nobres e capa diferenciada.
Boletim Impresso: semelhante a um pequeno jornal, sem periocidade definida.
Jornal, Revista ou Boletins Virtuais: com o mesmo conteúdo dos materiais impressos, só que enviados por e-mail.
Newsletter: o mais tradicional dos informativos via email, desempenhando funções similares às dos materiais acima.
Jornal Mural: espaço reservado, geralmente em locais de grande circulação na empresa, onde são afixados e expostos cartazes, outros materiais impressos e mesmo edições dos jornais das empresas para conhecimento geral.
Faixas e cartazes: muito usados em campanhas motivacionais, de incentivo de vendas e para divulgação de eventos internos.
Site da empresa: por estar aberto ao público, em geral também acaba sendo usado de alguma forma para a empresa se comunicar no ambiente corporativo.
Intranet: usa a internet de forma mais reservada, com acesso restrito por login e senha, garantindo a segurança e a privacidade da comunicação no ambiente corporativo.
Mídias Sociais: um canal muito importante de comunicação com os clientes da empresa, podem ser usadas de forma cautelosa para se comunicar com os colaboradores, sem misturar excessivamente as mensagens para diferentes receptores.
Uma maneira de gerenciar isso é usar grupos fechados, principalmente para forças de vendas, aproveitando-se da agilidade e da espontaneidade desses canais de comunicação no local de trabalho.
Sistemas e softwares de informação e gestão: essas são as mais efetivas ferramentas para a disseminação da informação, pois permitem atualizações em tempo real, definição de acessos por hierarquia, filtros, pesquisas, gráficos, avisos, alertas e muitas outras funcionalidades que tornam a informação muito ágil, podendo ser tratada de forma estratégica e que traz mais resultados.
A escolha do canal correto sempre traz ganhos à comunicação no local de trabalho.
Um software de CRM pode ajudar muito na gestão de sua empresa, mas é preciso implementar também uma cultura de CRM.

Eventos, pronunciamento e discursos: Falar pessoalmente sempre é uma maneira muito eficaz de passar mensagens. É por isso que a comunicação no local de trabalho não pode prescindir de discursos de líderes, cerimônias de inauguração ou lançamento de produtos, festas de final de ano ou entrega de premiações.
Além de motivar muito as equipes, essas ocasiões podem ser usadas pela assessoria de imprensa para repercutir na mídia, favorecendo o branding da empresa. 

Grandes líderes da atualidade, como Bill Gates, Steve Jobs e até Barack Obama são vistos como mestres neste tipo de comunicação.


Fonte: Fonte: http://www.agendor.com.br/blog/comunicacao-no-ambiente-de-trabalho/

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