Da mesma
forma que usamos o marketing para nos comunicarmos com o mercado, anunciar
produtos e construir a marca de nossa empresa, o endomarketing, também
chamado de marketing interno.
Ele compreende uma série de
ferramentas que visam manter todos os colaboradores a par do que está ocorrendo
na empresa, sua missão, visão e valores, planos estratégicos, ações táticas e
procedimentos operacionais.
A
comunicação no ambiente de trabalho também é usada em treinamentos,
palestras, convenções de vendas, cerimônias comemorativas, campanhas de
incentivo e eventos corporativos, como inaugurações e festas de final de ano,
por exemplo.
Principais canais de
comunicação do endomarketing
Jornal
Corporativo: publicação
impressa e periódica que é distribuída a todos os colaboradores e às vezes até
a familiares, fornecedores e outros Stakeholder com
o objetivo de manter todos informados sobre fatos e dados relevantes sobre a
organização.
Revista
Corporativa: semelhante
ao jornal impresso, porém produzida em formato de revista, com materiais mais
nobres e capa diferenciada.
Boletim
Impresso: semelhante
a um pequeno jornal, sem periocidade definida.
Jornal,
Revista ou Boletins Virtuais: com o mesmo conteúdo dos materiais
impressos, só que enviados por e-mail.
Newsletter: o mais tradicional dos
informativos via email, desempenhando funções similares às dos materiais acima.
Jornal
Mural: espaço
reservado, geralmente em locais de grande circulação na empresa, onde são
afixados e expostos cartazes, outros materiais impressos e mesmo edições dos
jornais das empresas para conhecimento geral.
Faixas e
cartazes: muito
usados em campanhas motivacionais, de incentivo de vendas e para divulgação de
eventos internos.
Site da
empresa: por
estar aberto ao público, em geral também acaba sendo usado de alguma forma para
a empresa se comunicar no ambiente corporativo.
Intranet: usa a internet de forma mais
reservada, com acesso restrito por login e senha, garantindo a segurança e a
privacidade da comunicação no ambiente corporativo.
Mídias
Sociais: um
canal muito importante de comunicação com os clientes da empresa, podem ser
usadas de forma cautelosa para se comunicar com os colaboradores, sem misturar
excessivamente as mensagens para diferentes receptores.
Uma maneira de gerenciar isso é usar
grupos fechados, principalmente para forças de vendas, aproveitando-se da
agilidade e da espontaneidade desses canais de comunicação no local de
trabalho.
Sistemas
e softwares de informação e gestão: essas são as mais efetivas ferramentas para a disseminação da informação,
pois permitem atualizações em tempo real, definição de acessos por hierarquia,
filtros, pesquisas, gráficos, avisos, alertas e muitas outras funcionalidades
que tornam a informação muito ágil, podendo ser tratada de forma estratégica e
que traz mais resultados.
Um software
de CRM pode ajudar muito na gestão de sua empresa, mas é preciso implementar
também uma cultura de CRM.
Eventos,
pronunciamento e discursos: Falar pessoalmente sempre é uma
maneira muito eficaz de passar mensagens. É por isso que a comunicação no local
de trabalho não pode prescindir de discursos de líderes, cerimônias de
inauguração ou lançamento de produtos, festas de final de ano ou entrega de
premiações.
Além de
motivar muito as equipes, essas ocasiões podem ser usadas pela assessoria de
imprensa para repercutir na mídia, favorecendo o branding da empresa.
Grandes
líderes da atualidade, como Bill Gates, Steve Jobs e até Barack
Obama são vistos como mestres neste tipo de comunicação.
Fonte: Fonte:
http://www.agendor.com.br/blog/comunicacao-no-ambiente-de-trabalho/
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