quinta-feira, 13 de junho de 2013

O que é um grupo?

Ao longo de nossas vidas, fazemos parte dos mais diferentes grupos de pessoas, seja por escolha própria, seja por circunstâncias que independem de nossa vontade. Assim, entramos e saímos de vários grupos sociais, os quais certamente são importantes na conformação de nossa educação, de nossos valores e visões de mundo.

Na Sociologia, considera-se que os grupos sociais existem quando em determinado conjunto de pessoas há relações estáveis, em razão de objetivos e interesses comuns, assim como sentimentos de identidade grupal desenvolvidos através do contato contínuo. Estabilidade nas relações interpessoais e sentimentos partilhados de pertença a uma mesma unidade social são as condições suficientes. Além disso, é importante observar que o grupo existe mesmo que não se esteja próximo dos componentes. Prova disso está no fato de que, ao sairmos da última aula da semana, embora fiquemos longe daqueles que compõem nossa sala, a classe por si só não se desfaz, ainda existindo enquanto grupo. Da mesma forma, podemos pensar isso para nossas famílias, o que corrobora o fato de que o grupo é uma realidade intermental, ou seja, mesmo que os indivíduos estejam longe, permanece o sentimento de pertença dentro da consciência de cada um.

Podemos ter grupos sociais como os de participação e de não participação, isto é, aqueles que temos vínculo ou não. A pertença ou não a determinado grupo será fundamental para determinar nosso comportamento em relação aos outros (tomados como pares ou como diferentes), embora saibamos que se por um lado temos o direito de nos identificar ou não com algum grupo, por outro devemos fugir do preconceito e discriminação (em todos os aspectos possíveis) dos que estão em outros grupos. Além desses, podemos ter outros grupos como os de referência (positiva ou negativa), normativos e comparativos, todos servindo de norte ou parâmetro para nossas relações sociais. Nossos grupos de referência positiva na maioria das vezes são os grupos dos quais participamos. No entanto, podemos ter indivíduos que buscam aceitação em grupos que não pertencem, como adolescentes que têm amizades com jovens de mais idade e passam a imitar o comportamento em um período de crise de identidade e questionamentos tão comuns à adolescência. No caso da referência negativa, o mesmo é válido. A família que deveria ser positiva se torna negativa para o adolescente que deseja transgredir um conjunto de valores defendidos por sua família.

Ampliando essa classificação, podemos pensar tanto nos grupos informais como nos formais. É possível dizer que os grupos informais são aqueles do qual que fazemos parte sem uma regra ou norma, necessariamente, controlando o pertencimento. Somos pertencentes por vários fatores do ponto de vista subjetivo, por motivos outros que podem não ser racionais ou por uma escolha aleatória. Um bom exemplo são nossos grupos de amigos, como na escola, no trabalho, no clube, no bairro em que moramos. Vejamos que, se por um lado podemos fazer parte de um mesmo grupo que outro indivíduo apenas pelo fato de estudarmos na mesma escola, por outro isso não significa que de fato todos os alunos sejam amigos. Os grupos informais também podem ser entendidos como grupos primários, isto é, são pequenos e dizem respeito a relações entre as pessoas dadas por semelhança e afinidade, sendo que o objetivo último da relação é ela em si, e não um meio para se alcançar algo.

Já os grupos formais são pautados pela alta racionalidade, e o indivíduo que a ele pertence está pautado por leis, por regras, por uma burocracia racional-legal, quando as relações sociais são mediadas por dispositivos contratuais, como em uma empresa, por exemplo. Os grupos formais também podem ser tomados por grupos secundários, pois são grandes e dizem respeito a relações entre pessoas por interesses em comum, sendo o objetivo último da relação a interdependência. As relações não têm o mesmo grau de permanência que nos grupos informais, já que as relações são apenas um meio para atingir um objetivo em comum.
Vale dizer que com o desenvolvimento do capitalismo enquanto modo de produção ocorreu uma maior divisão do trabalho, tendo como consequência um aumento dos grupos formais, dada a racionalização das relações humanas, pautadas fundamentalmente pela interdependência dos indivíduos nesta lógica capitalista.

Os grupos sociais possuem alguma forma de organização. Eles compartilham normas, hábitos, valores, costumes próprios e objetivos. Os grupos sociais se diferem quanto ao grau de contato entre seus membros.     
Os principais grupos sociais são o grupo familial (família), o grupo vicinal (vizinhança), o grupo educativo (escola, faculdade), o grupo religioso (instituição religiosa), o grupo de lazer (clubes, associações), o grupo profissional (escritórios, empresas, loja) e o grupo político (partido ou organização política).

As principais características dos grupos sociais são:
  1. Pluralidade de indivíduos: precisa haver mais de uma pessoa num grupo.
  2. Interação social: os membros do grupo interagem entre si.
  3. Organização: precisa haver uma certa ordem no grupo
  4. Objetividade e exterioridade: o grupo está acima do indivíduo. Exterioridade significa que a existência de um indivíduo não depende de sua participação no grupo.
  5. Objetivo comum: há certos valores, princípios e objetivos que unem os membros do grupo.
  6. Consciência grupal: pensamentos, ideias e sentimentos são compartilhados pelos membros do grupo.
  7. Continuidade: as interações entre os membros do grupo precisam ser duradouras, como ocorre em famílias, numa escola, numa instituição religiosa etc.
O desenvolvimento dos grupos efetua-se segundo dois objetivos fundamentais:
  • desenvolvimento orientado para a tarefa;
  • desenvolvimento orientado para a relação.
As forças implicadas no desenvolvimento orientado para a tarefa produzem comportamentos que visam a prossecução do objectivo - elaborar, analisar, trocar informação, sintetizar, etc. 

As forças implicadas no desenvolvimento orientado para relação originam comportamentos que visam manter o grupo unido e coeso - concordar, promover a harmonia, encorajar, apoiar, etc. 

As fases de desenvolvimento do grupo são facilmente identificáveis, dependendo de um conjunto de factores tais como a cultura, as expectativas, as experiências anteriores, o tipo de dinâmica, etc.
Vários autores identificam três fases de desenvolvimento de um grupo: a fase de orientação, a fase de conflito e a fase de colaboração.
Na fase de orientação os participantes prestam atenção ao animador e observam-se uns aos outros, dificilmente partilhando as suas ideias ou experiências. Os participantes sentem-se inseguros, desconfiados, respondem de forma pouco natural, às vezes um pouco agressivos e tentam passar uma imagem “perfeita” de si próprios.
Na fase de conflito os participantes já se conhecem melhor, é o momento em que cada um percebe o que pode beneficiar com o grupo e manifesta alguma iniciativa pessoal. Neste momento é importante delimitar os papéis e as atitudes, assim como recordar a utilidade das regras. Isto porque alguns participantes poderão manifestar alguma agressividade e tendências destrutivas.
Na fase de colaboração os participantes canalizam as suas energias  e sentimentos agressivos para um objectivo diferente, abrindo-se de forma honesta e pessoal para o grupo. Assim, cria-se um ambiente onde há mais espaço para a individualidade e iniciativa pessoal. O grupo torna-se um espaço acolhedor, de amizade. Cada participante começa não só a pensar naquilo que pode aproveitar do grupo, mas naquilo que pode oferecer ao mesmo.

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