segunda-feira, 10 de junho de 2013

As 5 tentações que podem prejudicar um líder

Para exercer uma boa liderança, o indivíduo precisa conscientizar-se 
de que suas atitudes irão influenciar o trabalho de muitos

Liderar uma equipe é um grande desafio. Cargos de chefe e líder costumam despertar sentimentos negativos, como orgulho e arrogância, caso a pessoa não esteja preparada para assumir tal posição.
Para exercer uma boa liderança, o indivíduo precisa conscientizar-se de que suas atitudes irão influenciar o trabalho de muitos outros colaboradores e interferir diretamente no andamento dos procedimentos da empresa. Caso contrário, o risco de desvios de conduta torna-se evidente e prejudicial para o desenvolvimento coletivo e para a organização como um todo.
Líderes precisam ter em mente que o objetivo principal é gerar resultados positivos. A princípio pode parecer uma tarefa simples, entretanto, os profissionais que exercem uma liderança precisam saber enfrentar alguns fatores que podem atrapalhar sua atuação e, consequentemente, sua carreira.
Confira 5 tentações que um líder precisa vencer para alcançar o sucesso:

O desejo de manter o status

Lembre-se de que a prioridade não deve ser a colocação na empresa, e sim a obtenção de resultados satisfatórios para gestores e liderados. A promoção será consequência natural de um bom desempenho.

A vontade de ser popular

Tentar agradar a todos não é uma boa opção, nem um ideal a ser perseguido. O foco deve ser o alcance de metas e, para que isso aconteça, é preciso que o ego seja esquecido. Liderar é uma tarefa solitária. É preciso pensar muito sobre como e a quem delegar funções.


5 tentações que o líder precisa vencer para alcançar o sucesso

O medo de compartilhar informações

Muitas vezes, é mais interessante transmitir com clareza uma situação do que, simplesmente, dizer o que cada um deve fazer de forma isolada. Compartilhar com os liderados uma situação de dificuldade ajuda a criar uma relação de confiança e um maior envolvimento coletivo.

O sentimento de superioridade

Um líder está fadado ao fracasso se acreditar que perderá a credibilidade caso suas ideias sejam contestadas pelos subordinados. Para desenvolver uma equipe, é preciso que haja a troca de conhecimento. Escute e pondere o que realmente pode ser útil para o negócio.

O silêncio

Conversar com as pessoas para saber como estão enxergando as atividades da empresa é fundamental para uma boa liderança. Estimular feedbacks contribui para corrigir erros, otimizar o trabalho e motivar a equipe.
Para saber como liderar com eficiência, investir em um curso de coaching de liderança é uma boa alternativa. O método trabalha competências relacionadas à área e aprimora habilidades de comunicação, relacionamento, administração do tempo, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário