Por Alan Fabrício
Comunicação: o coração da liderança
Introdução
Segundo dicionário Aurélio comunicação é a capacidade de trocar ou discutir idéias, de dialogar, de conversar, com vista ao bom entendimento entre as pessoas, exposição oral ou escrita sobre determinado assunto. A liderança é a capacidade de liderar, forma de dominação baseada no prestígio pessoal e aceita pelos dirigidos.
A comunicação é o pilar de toda atividade humana, sem ela nada aconteceria. Um grande número de problemas pode ser ligado à falta de comunicação; saber qual é o problema já é ter meia solução. O ato de comunicar-se não será concluído até que haja uma compreensão e aceitação da outra parte, a finalidade da comunicação é afetar o comportamento. Este ato dar-se-a através de um transmissor e um receptor. O processo de comunicação ocorre quando o emissor emite uma mensagem ao receptor, através de um meio. O receptor interpretará a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de barreira e, a partir daí, dará o feedback, completando o processo de comunicação.
A liderança consiste em conduzir grupo de pessoas, formando equipes para buscar resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados de forma ética e positiva para que contribuam de forma motivadora com objetivo da busca de bons resultados para equipe e a organização.
Segundo Chiavenato a Teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas. Existem três teorias sobre a liderança. Traços da personalidade: segundo esta teoria o líder possui características marcantes de personalidade que o qualificam para a função. Estilos de liderança: esta teoria aponta três estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal. Situações de liderança: nesta teoria o líder pode assumir diferentes padrões de liderança de acordo com a situação e para cada um dos membros da sua equipe.
O estilo de liderança autocrático trata-se do líder focado nas tarefas, adota o estilo autoritário, direto, individualista, decide sozinho não levando em consideração a opinião dos liderados. O estilo democrático, trata-se do estilo consultivo, é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. E por fim o estilo liberal é aquele em que os liderados tem mais liberdade na execução dos seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, auto-dirigida e que não necessita de supervisão constante, mas há um porém, pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigí-los.
A comunicação está no núcleo da liderança e da gestão empresarial, uma vez que consiste em um relacionamento interpessoal no qual, através do processo comunicativo, os líderes procuram influenciar pessoas a realizarem suas atividades na empresa e a se engajarem na consecução dos objetivos e metas traçados no planejamento estratégico.
Conteúdo
Conhecendo o assunto
O coração da liderança não está no mundo esotérico da estratégia é algo bem mais mundano, na realidade o que realmente os líderes fazem é comunicar, sejam através de email, anotações, notas, avaliações, enfim, um líder sempre esta se comunicando. Mesmo que passem o dia todo se comunicando eles não são treinados para isso. A comunicação esta na base de qualquer processo de execução em qualquer lugar.
A liderança está presente em todo agrupamento humano, pois este necessita para seu funcionamento, de alguém que assuma a responsabilidade pelas suas ações.
A comunicação trata-se de transformar o discurso mental em discurso verbal, o grande desafio dessa questão é fazer com que não se perca o conteúdo básico do que se quer transmitir.
É fundamental que a comunicação do líder seja feita com eficiência, pois sua missão é persuadir aqueles que estão à sua volta, é fazer com que todos sintam-se integrantes da equipe.
A comunicação deve ser encarada como uma ferramenta estratégica para exercer a liderança, isto porque, há uma natureza de relações, funcionários tendem a classificar suas lideranças como principais canais de comunicação da organização. É no líder que os liderados procuram esclarecer suas dúvidas, rumores e boatos que pairam no ambiente empresarial, é nele que as pessoas acreditam, pois o líder representa a empresa na mente dos empregados.
No momento de comunicação entre o líder e seus liderados deve haver cautela, pois a maneira como ele percebe e transmite as decisões da empresa interfere diretamente na percepção de seus liderados, podendo interferir diretamente no desempenho e nos resultados.
O papel fundamental da liderança pressupõe o exercício contínuo da ética e a moral, somente assim será conseguida coesão entre as pessoas e os objetivos propostos. A qualidade dos resultados depende diretamente do modo como as competências individuais estão conectadas e alinhadas com os objetivos estratégicos da organização. Na ausência de uma estratégia clara e concisa, talentos que geram resultados poderão atrapalhar uns aos outros, diminuindo a possibilidade de sucesso.
A comunicação deve ser objetiva, transparente e deve seguir sempre o menor caminho entre o transmissor e o receptor, quanto maior o número de intermediários, maiores serão as distorções da mensagem até o seu destino, podendo comprometer gravemente a qualidade do resultado. A comunicação é o espelho da cultura organizacional e se reflete no processo de gestão, sendo assim, se as lideranças de uma empresa não se comunicam com eficácia, a empresa certamente não se comunicará muito bem, atualmente não é difícil perceber que hoje muitos dos problemas organizacionais são oriundos da ineficácia de comunicação de suas lideranças.
Poucas organizações estão preocupadas em capacitar seus líderes para transmitir o pensamento e a ação da empresa. A comunicação é competência da liderança, cabe ao líder repassar um alto nível de informações para sua equipe fazendo com que essas informações se transformem em conhecimento gerando comprometimento e resultados.
Conhecendo seu público
A comunicação é tão imprescindível que há fatos históricos que comprovam que grandes estrategistas venceram guerras utilizando um excelente aproveitamento da comunicação em seu favor, junto a seus liderados. Ela atinge diretamente os líderes e seus liderados.
A comunicação se faz necessária em todo local, em todo momento, pois através dela que há troca de informações. Dentro de um ambiente empresarial ela atua em toda a organização independente de hierarquia.
Dentro da organização a comunicação é uma ferramenta importante, pois através dela que o líder transmite as informações a seus liderados para que sejam executadas as tarefas e cumpram os objetivos. Mas a comunicação não é só vista em um micro ambiente, ela se faz importante no macro ambiente da organização, pois através dela a empresa pode contatar clientes, fornecedores, enfim ela pode buscar inúmeras informações do ambiente externo que irá auxiliar no desenvolvimento de suas atividades.
No artigo Comunicação: o coração da liderança cita exemplos de líderes de grandes empresas em seu dia a dia, como o caso de Kevin Kelly, presidente de uma multinacional de recrutamento de altos executivos. Kelly sempre que esta no trânsito faz uma ligação, em seus intervalos liga para alguém, seu dia de trabalho se resume em comunicação.
Alastair Trivett, diretor mundial de uma empresa que realiza testes de segurança em todo tipo de produto diz que em seu dia inclui em pelo menos uma reunião com clientes. “Algumas vezes eu sento e converso com o cliente, outras eu apresento a empresa e mostro o que podemos fazer;” diz Trivett. Trivett ainda enfatiza “Se você conversa com as pessoas e mostra a elas que está interessado no que fazem, elas responderão positivamente. Quando ando pelos laboratórios faço isso por interesse genuíno”.
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As formas de transmissão da mensagem
Existem inúmeras maneiras de se transmitir mensagens, como citado anteriormente exemplos de líderes se comunicando em seu meio empresarial, vários exemplos foram adotados tais como, ligações telefônicas, reuniões, entrevistas, diálogos, emails. Essas formas podem ser utilizadas tanto no ambiente interno como no ambiente externo de uma organização, são utilizadas para promover a empresa para o público através da mídia.
Para se transmitir uma mensagem de forma eficaz, os comunicadores devem dominar oito segredos básicos de comunicação de liderança, são eles: esteja sempre ligado, o líder deve estar comunicando 24 horas por dia, sete dias por semana. Há também aqueles que estão fora da empresa: a mídia, os analistas financeiros, os acionistas. Ser o líder significa ter o microfone permanentemente aberto diante de si. Mesmo seu silêncio tem significado. Em épocas de incerteza o silêncio é mais “barulhenta” das mensagens. Líderes inteligentes transformam em virtude o que poderia ser um vício, Martin Sorrell, por exemplo, presidente do maior grupo de propaganda do mundo, ele é famoso pela velocidade que responde seus emails, a qualquer hora e qualquer lugar.
Outro quesito básico de comunicação e liderança é conhecer sua mensagem, pois é importante manter uma mesma mensagem ao longo do tempo, e essa é uma lição igualmente importante para os líderes corporativos. Os melhores líderes que dão muita importância e se esforçam em descobrir as prioridades de sua organização e articula-las de maneira consistente.
Um ponto básico para comunicação de liderança é destilar a mensagem, ou seja, não basta conhecer a mensagem, o líder tem que ser capaz de transmiti-la de forma concisa, comunicadores eficazes são mestres em destilação.
Pense no público: coloque-se no lugar de seu público, o discurso deve ser elaborado de forma que o público entenda, deve ser escrito de forma a atrair seu público. Como exemplo cita-se analistas financeiros não estão interessados em grandes visões sobre um mundo melhor; eles querem os números, funcionários por sua vez querem ser motivados.
Encontre seu tom, grandes comunicadores são autênticos, lideres eficazes conhecem suas forças e fraquezas, alguns falam bem para auditórios de mil pessoas, outros preferem a intimidade de uma pequena sala de aula, e há os que se destacam na comunicação um a um. O importante é que o líder escolha o meio que combina consigo e assim que seja eficiente para transmitir a mensagem que deseja.
Conte histórias, o ser humano usa as histórias para transmitir mensagens importantes praticamente desde que foi capaz de falar. Desde os primórdios, as pessoas têm usado as histórias para transmitir mensagens importantes. Comunicadores eficazes reconhecem que a comunicação deve falar a mente e ao coração.
Use símbolos, o que é dito como líder é importante, mas as pessoas julgam seus líderes pelo que eles fazem. A comunicação simbólica também pode ser mais mundana.
Fique em contato, talvez a prática mais difícil para todos os líderes seja permanecer em contato com todos seus stakeholders, tanto interna como externamente. Grandes líderes são grandes ouvintes, eles ouvem o que as pessoas têm a dizer e usam essa informação para transmitir suas decisões. Segundo Tony Blair, ex-primeiro-ministro do Reino Unido, “O mais difícil da liderança é aprender a ignorar as vozes mais altas”. A grande ironia da comunicação é que, quando você pensa que não esta se comunicando, talvez esteja transmitindo sua mais forte mensagem.
Conclusão
As empresas necessitam de um líder, alguém que defina estratégias, a liderança é uma atitude contínua que pauta os princípios de atuação. A comunicação assume uma função vital. Quando uma empresa não se comunica bem os problemas logo aparecem: funcionários desmotivados, fornecedores que perdem a confiança e clientes insatisfeitos.
Uma comunicação eficaz é fundamental para o sucesso de uma organização, pois mais que transmitir a mensagem é fundamental para a organização, que os líderes se comuniquem diária e constantemente com seus liderados e não somente em ocasiões especiais, e que principalmente as pessoas possam relacionar o comportamento do líder com seu discurso. A comunicação deve ser fortalecida durante as crises, é natural e verdadeiro, mas a eficácia é estabelecida através de uma prática constante entre líderes e liderados.
A mensagem da liderança deve refletir a cultura e os valores organizacionais, mas ela requer também um comprometimento pessoal do líder com a mensagem transmitida. O líder deve endossar a cultura, comunicando qual é o benefício para a organização e para as pessoas, em outras palavras o líder tem que fazer a ligação entre o macro cenário - o que é bom para cada um, com o micro - o que é bom para cada ouvinte.
Desta forma a comunicação caminha junto com a liderança, é mais do que o coração, é o cérebro da liderança, pois será através dela que a organização garantirá seu sucesso, desde que seja realizada de forma correta, tomando as possíveis cautelas, pois ao invés do sucesso ela trará fracasso para organização comprometendo-a em um todo.
Referencias
ALBUQUERQUE, F. A liderança como ferramenta de comunicação nas organizações. Disponível em <http://fabioalbuquerque.blogspot.com/2007/04/liderana-como-ferramenta-de-comunicao.html>. Acesso em: 22 set. 2009.
BUCHAN, V. Como fazer apresentações com segurança: guia para o sucesso no mundo dos negócios. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: edição compacta. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
LOVIZZARO, M.A. Comunicação de liderança. Disponível em <http://www.rh.com.br/Portal/Comunicacao/Artigo/3467/comunicacao-de-lideranca.html>. Acesso em: 25 set. 2009.
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/comunicacao-x-lideranca/39096/
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