sexta-feira, 11 de maio de 2012

GRUPO



Existem vários conceitos de Grupo. Preferimos o de Homans que conceitua Grupo como sendo uma quantidade de pessoas que se comunicam entre si, durante certo tempo, com o fim de estudar um problema e que são suficientemente poucas como para que cada uma delas possa comunicar-se com todas as demais de maneira dinâmica e direta, “cara a cara”. Devemos salientar também, para melhor compreeensão desse conceito, que para constituir um Grupo não basta reunir um número reduzido de pessoas, nem haver um interesse comum: é necessário, ainda, que haja interação entre seus componentes, o que representa o núcleo essencial do Grupo. Entende-se por interação a ação recíproca em que cada indivíduo, em sua relação com os demais, membro a membro, reage ante a presença de cada um e ante sua conduta, antecipando mentalmente aquilo queespera que o outro diga ou faça. Esta interação é, portanto, recíproca e o número de reações é cada vez maior. O limite numérico se impõe, porque quando o grupo aumenta, a interação se torna cada vez mais complexa, levando o grupo a desintegrar-se. Em tal caso, as reações que se suscitam no grupo transformam-se emfenômenos de massa, apresentando uma atmosfera anônima e impessoal, dificultando o perfeito desenvolvimento do trabalho grupal.
Podemos concluir que o verdadeiro sentimento de grupo somente existe quando há um forte laço desimpatia, uma união dentro do grupo e um sentimento do ” nós”, que costuma manifestar-se nos seus integrantes ao usarem a 1ª pessoa do plural: sentimos, acreditamos, fazemos etc. Como diz Gibb, “os membros de um grupo não nascemeles se fazem. Aprende-se a atuar em grupo, atuando-se em grupo.Quando adquirimos as habilidades para tornar um grupo operante e para crescer dentro dele, falamos,então, de “grupos maduros” e de “ membros maduros do grupo”.


Dinâmica de grupo:


É uma ferramenta de estudo de grupos e também um termo geral para processos de grupo. Em psicologia e sociologia, um grupo são duas ou mais pessoas que estão mutuamente conectadas por relacionamentos sociais. Por interagir e influenciarem-se mutuamente, grupos desenvolvem vários processos dinâmicos que os separam de um conjunto aleatório de indivíduos. Estes processos incluem normas, papéis sociais, relações, desenvolvimento, necessidade de pertencer, influência social e efeitos sobre o comportamento. O campo da dinâmica de grupo preocupa-se fundamentalmente com o comportamento de pequenos grupos.  Ela pode ser utilizada em situações terapêuticas, educacionais, organizacionais e para seleção de emprego.


Lista de dinâmicas com endereço: 

Varinhas que não quebram 


Nenhum comentário:

Postar um comentário