segunda-feira, 29 de maio de 2017

PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO

por: Jaqueline Dias Monteiro  
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Falar sobre percepção e comunicação dentro da organização é olhar para a empresa com olhos humanos, pois todos sentem, percebem e se comunicam, o como usar a percepção no âmbito organizacional e transmitir uma mensagem e receber o retorno desta, garantem a relação empresa e funcionário.

Ana Mercês, cita sobre a percepção na Gestalt:
“... entre o estímulo que o meio fornece e a resposta do indivíduo, encontra-se o processo de percepção.” (BOCK, 1999.)

Ou seja, a percepção esta relacionada a maneira com que cada pessoa olha e sente de acordo com o que o estímulo externo fornece.

A percepção é o que o estímulo físico passa para a mente, aplicado a arte de administrar a percepção contribui com as diversas formas que alguém observa uma situação, a maneira com a qual julgam, entendem e administram um conflito, ou até mesmo criticam um projeto. Sendo assim ela é um ganho para as organizações, somar as diversas contribuições fornecidas pelos seus funcionários através da percepção. Um administrador deve estar atento á sua percepção e ser capaz de identificar as influências internas ou externas dentro ou fora do seu campo administrativo.

A comunicação tem por objetivo transmitir uma mensagem e se fazer entender, não estando presa a nenhuma forma ou processo, portanto ela pode ser transmitida de diferentes maneiras, ou seja, verbal e não verbal. A organização é criada para o alcance de objetivos específicos, ela pode ser exemplificada por um hospital, ONG’s, empresas, universidades dentre outras.

A comunicação dentro de uma organização, deve ser clara, mas também entendida por todos, para isto sua transmissão deve ser explorada, ou seja, usada de todas as formas disponibilizadas, verbal e não verbal, devido a diversidade de pessoas dentro da mesma, sua linguagem clara e objetiva, e atenta ao vocabulário para que atenda a variados níveis escolares. Sempre contextualizada par ao melhor entendimento. Para a forma verbal, temos diferentes linguagens gírias e vocabulários típicos, que podem ser usados para alcançar as pessoas. E para a forma não verbal, tem-se imagens, desenhos, símbolos, mímicas, libras, braile.

Para avaliar a comunicação da organização, é interessante o uso do feedback por parte dos seus integrantes, o retorno daqueles que recebem a mensagem é a melhor forma de saber se a mesma foi transmitida corretamente e ao alcance de todos.

A Comunicação organizacional e a percepção é a chave para uma administração eficaz, uma boa comunicação e o uso da percepção garantem o entendimento rumo ao sucesso dos processos internos e externos da empresa.

Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/recursos-humanos/percepcao-ecomunicacao-na-organizacao/20281

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