domingo, 26 de agosto de 2012

CARÁTER – PERSONALIDADE – TEMPERAMENTOS


Vamos Falar sobre algo que nos envolve diretamente todos os dias: Caráter, Personalidade e Temperamentos. Mas de modo podemos diferenciar cada um destes termos?


PERSONALIDADE

Personalidade é a postura que cada individuo assume apresentar no meio em que vive. Nossas personalidades são formadas de dois pontos básicos: Raízes Hereditárias –Traços Adquiridos. mas o que significa cada um?

Raízes Hereditárias:
não houve a sua participação (ex: cor dos olhos, tipo de cabelo).

Traços Adquiridos:
são traços que são adquiridos com a convivência com osfamiliares ou por vontade própria. (ex: ser mentiroso assim como o pai (você adquiriupor influência) ou fazer chapinha para mudar os cabelos de ondulado para lisos (vocêdecidiu por conveniência)).

Personalidade é a união de temperamento, caráter e hábitos.
Exemplos de personalidade: empreendedor, mediador, altruísta.


CARÁTER

A palavra caráter tem origem no verbo grego que significa: gravar. A firmeza moral deuma pessoa é o sinal visível de sua natureza interior.O caráter esta ligado ao que somos no intimo, não tendo ligação com o que fazemos ou agimos, ou seja, o caráter engana, porque muitas vezes para manter a sua máscara (personalidade), você age diferente do que queria agir (caráter).Ex: Está com raiva de uma pessoa, mas não demonstrar nas atitudes, por estar na frentede alguém maior hierarquicamente (líder, chefe).Caráter é um grupo de valores que rege o comportamento humano é o resultado de hábitos repetitivos.Os teus hábitos determinam nosso caráter, pois são a somas de nossos hábitos e virtudes, pois nos tornamos no que fazemos repetidamente. Os hábitos denunciam nosso caráter.
Exemplos de caráter: honesto/desonesto, justo/injusto, mentiroso/sincero.


TEMPERAMENTOS

Temperamentos são qualidades que já nascem com o individuo, é genético, ou seja, é aquilo que não é aprendido. Todas as pessoas nascem com 1, 2, e até 3 temperamentos.São características, traços adquiridos por influência dos pais antes do nascimento, pois o temperamento é herdado, já nascemos com ele e este aponta para as nossas disposições naturais, gostos e preferências.Enquanto que o caráter é adquirido por hábitos o temperamento é adquirido geneticamente, não é fruto de uma escolha, sua, o temperamento não pode ser trocado, mas pode ser TRANSFORMADO.

Temperamento é um conjunto de atitudes POSITIVAS e NEGATIVAS, que já nascem com você, às atitudes boas podem ser APERFEIÇOADAS e as ruins podem ser TRANSFORMADAS. (Ex: a diferença entre filhos bebês um chora, bate, grita – o outro fica quieto até quando está com fome).Tudo isso é genético vem dos pais, dos avós, dos bisavôs. Quantos de nós não desejaria ser diferente, mais alegre, comunicativo, ou mais quieto, moderado no falar. Isso dá-se pelo nosso temperamento.
Exemplos de temperamento: alegre/triste, dinâmico/apático, extrovertido/introvertido.

Fonte: http://pt.scribd.com/doc/11999258/estudo-sobre-temperamento-carater-e-personalidade




59 comentários:

  1. não conseguir fazer um distinção logica de caráter e personalidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caráter, são os seus habitos, ou seja: oque vc costuma fazer(por ex. Mentir)
      Se vc passa a mentir, muito isso vira um caráter seu.
      Já a personalidade é isso tudo junto, temperamento e carater com os hábitos todos juntos,
      Oque forma você, oque te define entende?
      Já o caráter é so um pedaço da sua personalidade que é definida por seus hábitos.

      Excluir
  2. Personalidade se refere a maneira de ser como um todo, o que inclui modos de ser relacionar, de administrar seus conflitos e frustrações, seus projetos... é algo mais amplo. Ela é um conjunto de características ou traços que diferencia os indivíduos. Que resulta num padrão de comportamento, que vai determinar seu funcionamento em todos os contextos de sua vida: o modo como percebe as situações, como pensa a respeito de sai mesmo e do mundo, e como se relaciona com os outros.

    Caráter, no entanto, faz referência às características morais de uma pessoa, sua forma de se comportar em relação à ética; sua índole.O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter.

    Espero te-lo esclarecido.

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que resposta maravilhosa,bem explicada bem educada obrigada, pois tirou minhas dúvidas Deus o abençoe.

      Excluir
  3. quero saber se é verdade que formamos o carater de nossos filhos até 7 anos de idade apenas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com a psicanálise é até os 5 ou sete anos que se forma a personalidade. mas como tudo o que diz respeito a mente humana não é algo rígido ou estanque. Há flexibilidade para tal.

      Excluir
  4. Boa tarde,o que vem antes,o caráter ou a personalidade?


    Atencioso,Patrick Duarte Barbosa.

    ResponderExcluir
  5. O caráter e personalidade tem aspectos que nascem com as pessoas e outros que se formam ao longo da vida. O caráter é um dos aspetos de algo maior e mais complexo que é a personalidade.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog. Me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  7. meus parabéns este tema é muito importante, e tuas palavras são muito esclarecedoras

    ResponderExcluir
  8. Pr. Márcio Carvalho3 de outubro de 2015 às 15:05

    Parabéns pelo blog. Me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde :obrigada pelo esclarecimento mediante ás questões
    acima

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber se um adulto pode culpar a meneira como foi educado, se ele pode ser acomodado, ser egoista e pensar só nele, comprar coisas só pra ele , cpreciso saber se é arriscado se envolver com uma pessoa assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, um comportamento não pode ser apenas de responsabilidade da educação. Claro que as influencias do meio ambiente, família, amigos, colegas são importantes, mas não definitivas. Existe o livre arbítrio, a individualidade e a liberdade de cada um que também pesam na hora de uma decisão. Há um conjunto de aspectos que nos influenciam e nos direcionam para uma ou outra decisão.

      Excluir
  11. Olá, eu preciso fazer a descrição da personalidade de alguem, eu escolhi meu marido, mas não estou sabendo por onde começar :( .. se puder me ajudar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta começar definindo a maneira de ser desta pessoa, como age, como se relaciona, como se expressa, como administra seus limites e fraquezas (que todos temos), como aceita as negações que a vida lhe impõe, como planeja sua vida, como busca alcançar seus objetivos. E por aí vai. Bom trabalho!

      Excluir
  12. Mas ao todo qual a diferença entre cada um ? Poderia por favor me explicar ?

    ResponderExcluir
  13. Me ajudem .. qual a diferença ao todo entre os três ?

    ResponderExcluir
  14. Conforme respondi acima:

    Personalidade se refere a maneira de ser como um todo, o que inclui modos de ser relacionar, de administrar seus conflitos e frustrações, seus projetos... é algo mais amplo. Ela é um conjunto de características ou traços que diferencia os indivíduos. Que resulta num padrão de comportamento, que vai determinar seu funcionamento em todos os contextos de sua vida: o modo como percebe as situações, como pensa a respeito de sai mesmo e do mundo, e como se relaciona com os outros.

    Caráter, no entanto, faz referência às características morais de uma pessoa, sua forma de se comportar em relação à ética; sua índole.O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter.

    Quanto ao temperamento entende-se como as características pessoais ligadas a emoção. Temos os temperamentos tristes, alegres, calmos, agressivos, etc.

    Espero te-los esclarecido.

    ResponderExcluir
  15. Olá... Goataria de saber se os três andam juntos! Ainda tenho dúvidas.Obg

    ResponderExcluir
  16. Sem duvida,sendo que um sempre vai ser mais contundente que outro,e em determinado momento que o individuo esteja no momento ou passando por situações que interfira diretamente em um dos três pontos citados à cima.

    ResponderExcluir
  17. também gostei. porém algo não ficou claro:
    Ligia, você disse que "Personalidade é a união de temperamento, caráter e hábitos." E, posteriormente, que "O caráter é um dos aspectos de algo maior e mais complexo que é a personalidade."
    Quem está contido em quem?
    Entendo que a personalidade é formada pelo temperamento (traços genéticos) e o caráter (índole social), Estou errado?

    ResponderExcluir
  18. Como se explica o processo de formação de caráter

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme já falei, caráter e temperamento são partes da personalidade. Todos eles contem aspectos que nascem com a pessoa e outros que são adquiridos no decorrer da vida através das vivencias e seus aprendizados consequentes.

      Excluir
  20. Amei seu texto e postagem. As explicações sobre Personalidade e Temperamento foram mais que relevantes e explicativas. Muito obrigado,
    Tenho uma pergunta: Caráter pode ser mudado? Omar

    ResponderExcluir
  21. Bem, vou escrever de novo o comentário e a pergunta: Agradeço a excelente explicação sobre temperamento e personalidade. Respostas muito claras e esclarecedoras. Muito obrigado.
    Tenho uma pergunta: é possível mudar o caráter? Abraços, Omar

    ResponderExcluir
  22. Pode se dizer que a personalidade pode se mudar, mas o caracter não muda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo as três postagens anteriores, o caráter em essência não muda. Mas ele pode ser aperfeiçoado e corrigido, quando necessário. O ser humano tem potencial de crescimento sempre que assim o desejar. Basta estar atento as falhas e buscar ajuda externa quando for preciso.

      Excluir
  23. ohpah, eu sou de ÁFRICA, também fiquei beneficiado, com as respostas! bless

    ResponderExcluir
  24. Gostei da sua explicação. Ajudou entender melhor nosso modo humano de ser. grato. Eduardo.

    ResponderExcluir
  25. Gostei. Sua explicação ajudou-me entender um pouco melhor a nossa natureza humana. Grato

    ResponderExcluir
  26. É correto dizer que uma pessoa não tem personalidade? Ou que é fraca ou forte, marcante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Personalidade todos tem. Uns tem características mais marcantes outros não. Existem, no entanto, pessoas que demonstram uma personalidade mais fraca, ou seja, com traços de insegurança, por exemplo ou de falta de iniciativa.

      Excluir
  27. Não podemos dizer que uma pessoa não tem personalidade, já que personalidade é a maneira de ser de cada um. Algumas pessoas tem aspectos mais marcantes, são mais determinados, propositivos, decididos, firmes e persistentes em seus propósitos. Mas isto não quer dizer que uma pessoa que não tenha estes traços não tenha personalidade. São maneiras diferentes de ser. O que pode acontecer é que algumas pessoas são inseguras, indecisas ou temerosas, o que pode transparecer uma fraqueza de personalidade. O que está incorreto. Pode ser apenas uma dificuldade passageira.

    ResponderExcluir
  28. Como passa ter o caráter uma pesssoa.

    ResponderExcluir
  29. Alguns aspectos do caráter são formados desde o nascimento, enquanto outros são adquiridos e formados com as experiencias de vida e o modelo oferecido pelas pessoas a nosso redor, como família e amigos. Estes podem ser uma influencia positiva ou negativa, ou seja, serão referencias de repetição ou de negação levando a um comportamento contrário.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia... gostaria de saber se uma vez que foi formada a personalidade da criança... sera possível refaze-la depois de adulta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mudar a personalidade totalmente não, mas pode atualizar e aperfeiçoar traços de personalidade, caráter e de temperamento.

      Excluir
  31. Ola, gostei das explicações Uma pessoa timida pode mudar? ou pelo menos melhorar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza pode mudar sim. As experiencias podem desenvolver uma maior auto estima e auto confiança, o que pode apagar a timidez com o tempo.

      Excluir
  32. Gostei. Mas me surgiu uma duvida: É correto afirmar que uma personalidade pode ocultar ou dificultar a percepção das falhas de um caráter ????

    ResponderExcluir
  33. Parabéns pelo blog!!
    Conseguimos ter acesso a algo que não é simples, aliás, muito complexo, por meio de respostas claras e de fácil entendimento para quem é leigo.

    Obrigado pelo cuidado em responder cada pergunta.

    ResponderExcluir
  34. infelizmente conhecemos pessoas que tem dupla personalidade, ou seja tem uma facilidade de maquiar seu carater ainda que não por muito tempo . resumindo tem o rosto de ABEL , mas o coração é de CAIM

    ResponderExcluir
  35. O que se pode dizer de duplicidade de personalidade?Realmente há pessoas com mais de uma personalidade?

    ResponderExcluir
  36. Olá Líbia! Gostei muito de seu blog,mesmo eu sendo leiga no assunto consegui compreender suas explicações. Tenho uma filha com seis anos que me gera grande preocupação! Ela é fruto de um relacionamento que me decepcionou muito pois o pai dela não tem um bom caráter é mentiroso, egoísta e dissimulado. Minha filha tem demonstrado ter um pouco destas características, o que me preocupa bastante! Até que ponto estas características são transferidas geneticamente? Meu nome é Renata 35 anos, hoje sou casada e tenho também um bebê com 03 meses.

    ResponderExcluir
  37. Queria se possível que tirasse uma duvida minha: a personalidade pode ser mudada de acordo com a criação e ambiente, o caráter da mesma maneira, porém quando chega no temperamento é dito que ele não pode ser mudado mas transformado, gostaria de uma explicação sobre qual seria a diferença de mudar o temperamento ou de transformar o temperamento.
    Muito obrigado, vai me ajudar bastante em uma pesquisa que estou fazendo.

    ResponderExcluir
  38. Respostas
    1. Algumas pessoas nascem com caráter definido, enquanto outras desenvolvem ao longo da vida, por influencia de outras pessoas e do meio em que vivem.

      Excluir
  39. Muito obrigado pela simplicidade nas palavras. Agora sim, consigo diferenciar os tais conceitos.

    ResponderExcluir
  40. Olá Ligia
    Tenho enorme fascínio por psicologia
    Tenho interesse em saber.
    Porque a escolha da profissão?

    ResponderExcluir
  41. parabens por ter mim ajudado na escola

    ResponderExcluir
  42. Gostei das perguntas e respostas muito útil

    ResponderExcluir