quarta-feira, 27 de abril de 2016

Significado de Relacionamento Interpessoal

O que é Relacionamento Interpessoal:     

Relacionamento interpessoal é um conceito do âmbito da sociologia e psicologia que significa uma relação entre duas ou mais pessoas. Este tipo de relacionamento é marcado pelo contexto onde ele está inserido, podendo ser um contexto familiarescolar, de trabalho ou de comunidade.
O relacionamento interpessoal implica uma relação social, ou seja, um conjunto denormas comportamentais que orientam as interações entre membros de uma sociedade. O conceito de relação social, da área da sociologia, foi estudado e desenvolvido por Max Weber.
O conteúdo de um relacionamento interpessoal pode ser de vários níveis e envolver diferentes sentimentos como o amor, compaixão, amizade, etc. Um relacionamento deste tipo também pode ser marcado por características e situações como competência, transações comerciais, inimizade, etc. Um relacionamento pode ser determinado e alterado de acordo com um conflito interpessoal, que surge de uma divergência entre dois ou mais indivíduos.
Por outro lado, o conceito de relacionamento intrapessoal é distinto mas não menos importante. Este conceito remete para a aptidão de uma pessoa de se relacionar com os seus próprios sentimentos e emoções e é de elevada importância porque vai determinar como cada pessoa age quando é confrontada com situações do dia-a-dia. Para ter um relacionamento intrapessoal saudável, um indivíduo deve exercitar áreas como a autoafirmação, automotivação, autodomínio e autoconhecimento.

Relacionamento interpessoal no trabalho

No contexto das organizações, o relacionamento interpessoal é de extrema importância. Um relacionamento interpessoal positivo contribui para um bom ambiente dentro da empresa, o que pode resultar em um aumento da produtividade. No trabalho, esse relacionamento saudável entre duas ou mais pessoas é alcançado quando as pessoas conhecem a si mesmas, quando são capazes de se colocar no lugar dos outros (demonstram empatia), quando expressam as suas opiniões de forma clara e direta sem ofender o outro (assertividade), são cordiais e têm um sentido de ética.
A sociologia estadunidense abordou de forma intensiva as questões relacionadas com relações humanas e as suas aplicações no contexto das políticas organizacionais.Estas relações humanas podem ser categorizadas em relações industriais (relativas à indústria), laborais (no ambiente de trabalho) e relações públicas (relacionamento da empresa com intervenientes do exterior). Elton Mayo e Fritz Jules Roethlisberger foram dois dos nomes mais sonantes no estudo das teorias das relações humanas.

5 pilares do relacionamento interpessoal no trabalho


Entre os relacionamentos que temos na vida, os de trabalho
são diferenciados por dois motivos: um é que não escolhemos
nossos colegas, chefes, clientes ou parceiros; o outro é que,
independentemente do grau de afinidade que temos com as
pessoas do ambiente corporativo, precisamos funcionar bem
com elas para realizar algo juntos.
Esses ingredientes da convivência no trabalho nos obrigam a
lidar com diferenças de opinião, de visão, de formação, de cultura,
de comportamento... Fazer isso pode não ser fácil, mas é possível
se basearmos nossos relacionamentos interpessoais em cinco pilares: autoconhecimento, empatia, assertividade, cordialidade e ética.
Autoconhecimento – Fundamental para administrar bem os
relacionamentos, autoconhecimento implica reconhecer nossos
traços de comportamento, o impacto que causamos nos outros e
que comportamentos dos outros nos incomodam. Por exemplo:
uma pessoa objetiva e dinâmica, que gosta de agir com
independência e rapidez para atingir seus objetivos, pode ter conflitos
na interação com um colega de perfil mais cauteloso e metódico, que
segue regras à risca e tem um ritmo mais lento por se preocupar
com detalhes. Porém, se pelo menos um dos dois tiver autoconhecimento,
pode utilizar estratégias que minimizam o conflito com o outro.
Empatia – Trata-se de considerar os outros, suas opiniões, sentimentos
e motivações. Sem isso, não há como chegar a uma negociação ganha-
ganha, fruto de um relacionamento equilibrado. A empatia também nos
torna capazes de enxergar além do próprio umbigo e ampliar nossa
percepção da realidade com os pontos de vista dos outros. Entre as
várias coisas que se pode fazer para praticá-la, a mais básica é saber
ouvir.
Assertividade – Para ter relacionamentos saudáveis, não basta ouvir:
é preciso também falar, expressar nossas opiniões, vontades, dificuldades.
É aí que entra a assertividade, a habilidade para nos expressar de forma
franca, direta, clara, serena e respeitosa.
Cordialidade – Tratar as pessoas com cordialidade é ser gentil,
solícito e simpático, é demonstrar consideração pelo o outro de várias
formas. Pode ser com o “bom dia” com que saudamos o destinatário de
nossa mensagem de e-mail, com o ato de segurar a porta do elevador
para alguém entrar ou apanhar do chão um objeto que o colega deixou
cair. Dizer “obrigado” olhando a pessoa nos olhos, oferecer-se para
prestar uma ajuda, cumprimentar aquele com quem cruzamos no corredor,
mesmo saber seu nome... A cordialidade desinteressada, que oferecemos
por iniciativa própria, sem esperar nada em troca, é um facilitador do bom relacionamento no ambiente de trabalho.
Ética – Ser ético é ter atitudes que não prejudiquem os outros, não
quebrem acordos e não contrariem o que se considera certo e justo.
Podemos ter muito autoconhecimento, ser altamente empáticos,
assertivos e cordiais, mas, se não nos conduzirmos pela ética, não
conseguiremos manter relacionamentos equilibrados.
Fortalecer esses pilares traz melhorias não só para nossas interações
no trabalho, mas também para as de outras áreas da vida como a
familiar, afetiva, social, de amizade. Vale a pena investir nisso – afinal,
os relacionamentos são a melhor escola para o nosso desenvolvimento
pessoal.
Fontes: http://www.significados.com.br/relacionamento-interpessoal/
            http://www.academiadopalestrante.com.br/artigos/5-pilares-do-relacionamento-interpessoal-no-trabalho

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