quarta-feira, 1 de agosto de 2012

COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO

Primeiramente uma definição de comportamento organizacional escrita por Dubrin (2003, p. 02): 

"Comportamento organizacional é o comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento." 

O mesmo autor ainda complementa que comportamento organizacional é o estudo do comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, como se interage com as outras pessoas do mesmo convívio profissional e como a empresa se relaciona com estes colaboradores, sendo que o processo do trabalho administrativo, jamais pode ser entendido como conteúdo do mesmo. 

Um dos requisitos essenciais para entrar e sobreviver no moderno local de trabalho é ter habilidades apropriadas. Uma pessoa precisa de habilidades relacionadas à disciplina, logo, quando se estuda o comportamento organizacional, as habilidades podem acrescentar algo a mais na análise. Dubrin (2003) complementa que o comportamento organizacional também se resume na realização da pessoa em compreender as outras pessoas, e é dessa forma que se destaca o auto conhecimento e a auto percepção. 
Os estudos possibilitaram mudanças nas condições de vida do profissional brasileiro e a quebra de muitos paradigmas. Com os avanços demográficos e os conhecimentos na área de psicologia, o envelhecimento proporcionou melhorias na perspectiva de vida e de trabalho. 

“O trabalho sempre ocupou lugar central na vida das diferentes comunidades e gradativamente foi sendo limitado pelas condições sociais que foram se estabelecendo”. (KANAANE,1995, p.01). Um dos motivos dessas mudanças citado por Neri (2005), está referido a necessidade de competir e sobreviver num mercado dinâmico, globalizado e exigente. Com isso pode-se verificar que, as organizações estão fazendo um redesenho da estrutura, preocupando-se com o ambiente externo, proporcionando aos profissionais experientes, tratamentos diferenciados, beneficiando-os em vários aspectos como: qualidade de vida profissional, grandes perspectivas de conquistar as metas e objetivostraçados, inter-relacionamentos mais maduros e estabilizados. 

Kanaane (2006), compreende que a ênfase no comportamento humano e nas organizações, está sendo um desafio, a qual apresenta possibilidades de implantação de programas de qualidade e outros programas que a empresa julgar necessária. O autor compreende que o comportamento organizacional é vital, pois o fator humano está intrinsecamente vinculado a toda tarefa realizada. Devido a isso, o mesmo autor considera a existência de diferentes concepções do termo comportamento, dividido em: 

- Comportamento individual: retrata as reações inerentes ao indivíduo e suas condutas no contexto organizacional; 

- Comportamento grupal: refere-se à gama de reações dos indivíduos que compõem um grupo: como as ações emergentes do comportamento grupal retratam as múltiplas influências decorrentes da dinâmica existente, incluindo as pessoas, a interação, o sentimento, as atividades (tarefas), a comunicação e os objetivos; 

- Comportamento organizacional: refere-se às manifestações emergentes no contexto das organizações, indicando os controles, o processo decisório e os esquemas técnico-administrativos assumidos num dado momento organizacional. 

Ampliando esse conceito Chanlat (1996) acrescenta que o comportamento humano no trabalho não tem sua origem apenas em uma lógica de economia, está ligada aos fatores psicológicos. Surgem, então, as dinâmicas em grupos, criam-se novos valores sociais, as atitudes individuais se enfatizam, chegando ao ponto de valorizar mais o ambiente de trabalho do que os próprios colaboradores, então as empresas passam a associar a satisfação com produtividade, para sempre atingir o melhor índice de produtividade alegado pela satisfação. 

O autor conclui que esses desvios profissionais e empresariais têm causas emocionais, esclarecendo que, no início da carreira estas incompetências emocionais não aparecem tanto, ficando muito óbvias quando o profissional se transforma em gestor, cargo para o qual não está preparado. Cabe ressaltar a importância de considerar a diferença conceitual entre comportamento e atitude. 

“Várias pesquisas sobre o sistema de valores humanos têm assinalado como os imperativos éticos afetam a conduta individual e grupal, com relação ao trabalho”. (KANAANE, 2006, p.77). Nesse sentido Rockeach (1968 apud Kanaane 2006, p. 77) “postula que um conjunto de crenças inclui tanto as crenças inconseqüentes quanto as derivadas, organizadas em dois subsistemas.



A Importancia Do Comportamento Organizacional 

Para administrar uma empresa e preciso muito mais do que planejar, organizar e controlar.
O estudo do comportamento organizacional para o administrador dentro de uma empresa é importante para entender o comportamento de seus colaboradores, individualmente e em grupo.
Assim entendendo o comportamento humano é capaz de analizar e explicar suas ações e as suas atitudes, potendo ate motifica las para um melhor convivio,e interesse politico, economico e social .
Esse estudo se faz necessario para melhorar a qualidade e o rendimento do colaborador diante da concorrencia do mercado atual. 
Um bom administrador sabe que os seus colaboradores   trabalham com ele e não para ele, e sabe que esses são o que fazem a diferença entre a melhor empresa e a pior.
O avanço da tecnologia continuamente, exige do administrador um maior conhecimento de seus colaboradores, podendo assim investir   em treinamento para seu melhor desempenho na area que atua, e em consequencia uma maior satisfação.
Administrar uma organização requer conhecimento, habilidade, informações, adquiridas e renovadas sempre. Não deixando de considerar as necessidades dos seres humanos.
Conhecendo seus colaboradores e entendendo suas atitudes e mais facil exergar e admitir que todos tem criatividade, potencial para ter iniciativas, ideias inovadoras para   melhorar a qualidade e a   produtividade do seu trabalho e em consequencia a empresa.
Assim trabalhando todos juntos, levantando e resolvendo os conflitos , tendo em vista a concorrencia é a melhor maneira de competir no mercado.
Ajudando o individuo profissionalmente e equilibrando sua vida pessoal com a profissional. Respeitando sempre seus valores virtuosos e os da empresa, onde são ponto de partida para uma relação saudabel dentro de um grupo.

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