quarta-feira, 30 de março de 2016

Psicologia do Trabalho e Segurança: Fatores que determinam a personalidade de um indivíduo

Personalidade
Comportamento organizacional é baseada no comportamento do indivíduo, o comportamento de cada uma das pessoas dentro da organização. Nem todas as pessoas se comportam da mesma, dissemos que somos todos diferentes, apesar das nossas semelhanças.

Que é o que faz cada um de nós para ser e agir de uma maneira peculiar?, é o que chamamos de personalidade.
Todo o nosso comportamento é moldado por alguma forma a nossa personalidade, e esta por sua vez, por todas as experiências que temos vivido desde que ainda estavam em desenvolvimento no ventre de nossa mãe até o presente momento.
A personalidade pode ser definida como o conjunto de características que definem uma pessoa e identificar e estabelecer suas diferenças com os outros.Mas, para ter mais base científica na definição de Gordon Allport: “Personalidade é a organização dinâmica dentro do indivíduo, daqueles sistemas psicofísicos que determinam seus ajustamentos únicos ao seu ambiente.”

Podemos observar e identificar os diferentes tipos de traços nas pessoas que compõem sua ou de personalidade:
1 .- características físicas (biológicas), tais como raça, altura, pele, tipo de cabelo e cor, tipo e cor dos olhos, sinais particulares, tais como manchas, verrugas, cicatrizes, etc.
2 .- Características psíquico (psicológico) como: seu temperamento, seu caráter, sua capacidade intelectual, etc
3 .- Sócio-Cultural Traços (axiológica) tais como: educação, cultura, crenças e valores, etc Dois fatores têm uma influência decisiva na formação de nossa personalidade: Patrimônio e Meio Ambiente.

Património Biológico, prevê a personalidade de um indivíduo, todas as características genéticas que são fornecidos no momento da concepção de um novo ser, desde o óvulo eo espermatozóide, que foram incorporadas pela célula-ovo que deu origem
A herança genética não é dado pelos pais, eles são portadores apenas da informação que está contida nos genes que compõem cada um dos cromossomos, que são encontrados no núcleo do óvulo e espermatozóide se unem em o momento da concepção. Então é ali, naquele momento único, quando recebemos o fardo de todos os fatores genéticos. A hereditariedade determina as características individuais, tais como altura, sexo, estrutura óssea, a distribuição da massa muscular, nível de energia, os ritmos biológicos, etc, No momento da concepção ea partir desse momento deixa de agir, eo indivíduo afetadas pelo ambiente, mesmo desde o ventre.

Teoria da Aprendizagem e modelagem do comportamento
Aprender teoria de Albert Bandura, que é o criador da teoria da aprendizagem social
, incide sobre os conceitos de reforço e de observação. Defende que os seres humanos adquirem habilidades e comportamentos e modo de funcionamento instrumental e que, entre a observação e imitação que envolve fatores cognitivos que ajudam o indivíduo a decidir se o observado imita ou não. fatores cognitivos relacionados especificamente à capacidade de reflexão e de simbolização, bem como a prevenção de conseqüências com base em processos de comparação, generalização e auto-avaliação. Em suma, o comportamento depende do ambiente, bem como os fatores pessoais (retenção, motivação e produção do motor).
Bandura aumentar o seu interesse na aprendizagem por observação, através do qual demonstrou que os seres humanos adquirem novos comportamentos sem uma óbvia reforçada e mesmo se eles não têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos. O único requisito para a aprendizagem pode ser que a pessoa observa um outro indivíduo, ou modelo, realizar um determinado comportamento.
A teoria de Bandura de aprendizagem por observação é baseada principalmente na análise experimental da influência da modelagem do comportamento. Em um estudo de modelagem típica, o indivíduo observa uma outra pessoa para realizar um comportamento ou seqüência de comportamentos. Então, o tema é observado para registrar se o comportamento do modelo é imitado ou não. O comportamento do sujeito é comparado com um grupo controle que não respeitou o modelo para identificar se existe alguma diferença significativa.


Bandura sugere que quase qualquer comportamento pode ser aprendido por um indivíduo sem a experiência direta de reforço. Nós não temos de ser reforçada a prestar atenção a imagens vívidas ou sons muito altos: o impacto do estímulo em si, chama a nossa atenção. Não deve ser recompensado diretamente para aprender alguma coisa.
Valores e Crenças
Valor.
“É uma meta ou um fim de interesse transituational expressando (colectivas e / ou individual) em um tipo de motivação (energia, segurança, hedonismo, etc.), E são avaliados de acordo com sua importância para os princípios que norteiam vida de uma pessoa “(Schwartz e Sagiv, 1990)
Uma distinção importante é que foi instituído pelo Rokeach (1973) entre o que chamou de terminais e valores instrumentais. Terminal valores expressam uma meta, um objetivo na vida, como a felicidade, a salvação, o sucesso … Mas para atingir estes objetivos, existem outros valores na nossa vida diária para perceber como eles podem e / ou a serem alcançados. Um exemplo de valor instrumental é a honestidade.
Uma distinção importante é que foi instituído pelo Rokeach (1973) entre o que chamou de terminais e valores instrumentais. Terminal valores expressam uma meta, um objetivo na vida, como a felicidade, a salvação, o sucesso … Mas para atingir estes objetivos, existem outros valores na nossa vida diária para perceber como eles podem e / ou a serem alcançados. Um exemplo de valor instrumental é a honestidade
Os valores são estruturas mais complexas e difíceis de mudar atitudes, que são, por sua vez, diferentes manifestações de valores que são agrupados de forma hierárquica Crença .-
Mais para o campo dos fatos e, portanto, mais fácil de alterar os valores, crenças referem-se ao que ele tem a ver com o conhecimento ea informação que as pessoas têm sobre algo, ser mais específico ou mais geral. Referimo-nos, por exemplo, a crença sobre os efeitos do nosso comportamento podem surgir a partir do ambiente, mas também de crenças em geral, tais como a idéia de que o homem é o centro da natureza (antropocentrismo).
Este último exemplo de crença é também um caso específico de que Gray (1985) chama de “crenças primitivas” (também no sentido de petróleo) em seu modelo de atitudes ambientais. Além da idéia de que a humanidade está acima e separado da natureza, rejeitando assim qualquer idéia de interdependência com outros seres vivos, Gray menciona outras crenças, como a crença no progresso e crescimento, onde “grande” é sinônimo de melhor a ciência ea tecnologia sempre resolver qualquer problema.


Fonte: http://psicopsi.com/pt/psicologia-trabalho-seguranca-fatores-determinam-personalidade-individuo/

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