segunda-feira, 4 de agosto de 2014

cursos on line grátis



Hoje é cada vez mais comum vermos cursos à distância sendo disponibilizados, sejam eles superiores, técnicos ou de extensão. Tomamos alguns interessantes exemplos nessa postagem e espero que sejam úteis.

Existem centenas de sites no mundo que oferecem serviços de qualidade, completamente de graça ou com um custo sobre algum serviço específico (envio de certificados, por exemplo). Os cursos são voltados para os mais diversos campos do saber: das ciências físicas às humanidades, passado por cursos de uso práticos nas áreas de tecnologia, seguindo até cursos "exóticos", nas mais diversas línguas e das mais diversas línguas. 

Alguns deles avisam quando um curso vai começar, mostram seu desempenho, contam com sistemas de chats e outras formas de interação entre os cursistas. Em diversos deles os cursos são ministrados por professores de universidades famosas, o que se torna um atrativo e tanto.

A seguir uma lista, que não pretende dar conta de todos os sites do tipo, mas que podem ser muito úteis!

Um primeiro site interessantíssimo de cursos é oCoursera (coursera.org). Ele conta com uma lista gigante de cursos para todos os gostos, nos mais variados idiomas (sendo predominantes os cursos em inglês), com opções em português. O cadastro é rápido e fácil, sendo fácil também fazer e acompanhar o desempenho ao longo dos dias em que as aulas são disponibilizadas. Não dá pra especificar os cursos, pois são muito variados e novos cursos surgem constantemente.

Outro que vai nessa mesma linha é o Future Learn(www.futurelearn.com). Ele segue os mesmos moldes do Coursera, se bem que comparativamente com um pouco menos de cursos. Basta se cadastrar para fazer os cursos, que se não tiverem começado, você recebe um aviso no seu e-mail. O inconveniente aqui, para alguns, é que os cursos são em inglês.

No Brasil, temos diversas opções, com graus variados de conteúdo. Um site interessante é o IPED(iped.com.br). O cadastro é fácil e rápido, mas há uma cota de cursos grátis e os certificados tem um custo de emissão. Mas, no geral, é uma opção especialmente para quem precisa de curso técnico/profissionalizante, havendo cursos de idiomas também.


Ainda no Brasil, outra opção é o Eduk.me, se bem que com uma lista mais reduzida de cursos. Ele é mais voltado para quem quer aprender a trabalhar com informática, especialmente a internet. 

Ainda na área de TI, há o site do projeto Brasil Mais TI(www.brasilmaisti.com.br). Nele, além dos cursos, é possível ter acesso à algumas ferramentas e serviços da área, como divulgação de currículo e uma lista de vagas de emprego, por exemplo.

O site conjunto SESI/SENAI (www.neadsenaies.com.br) também oferece cursos online gratuitos. As opções não são muitas comparadas com os primeiros da lista acima, mas para quem tá começando, especialmente, e precisa de qualificação profissional, são valiosíssimos. 


Bom, é isso. Aos poucos vou acreditando mais em um certo tipo de Ensino à distância (EAD), se bem que ainda cisme com algumas situações em especial. De qualquer forma, é fantástico esse mundo da educação e hoje em dia só não estuda quem não quer.

Fonte: http://identidade85.blogspot.com.br/2014/07/cursos-online-gratis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário