terça-feira, 12 de agosto de 2014

A sua motivação no trabalho está relacionada com os seus valores

“O que você é fala tão alto, que não consigo ouvir o que você está dizendo.” 
(Ralph Waldo Emerson)

Valores são princípios fundamentais que regem a nossa vida. Traduzem o que é importante para nós e têm como fundamento as nossas crenças. Valores e crenças são assimilados por intermédio de nossas experiências e convívio com a família e amigos.

Este conto nos mostra bem o que são os valores e como os incorporamos.

Era uma tarde ensolarada de sábado em Oklahoma City. Meu amigo e pai orgulhoso, Bobby Lewis, estava levando seus dois garotos para jogar minigolfe. Ele foi até o sujeito na bilheteria e disse:

- Quanto é a entrada?

O jovem respondeu:

- Três dólares para o senhor e três dólares para cada garoto acima de seis anos. A entrada é livre para as crianças de seis anos ou menos. Quantos anos eles têm?

Bobby respondeu:

- O advogado tem três e o médico tem sete; então, acho que eu lhe devo seis dólares.

O homem da bilheteria disse:

- Ei, o senhor acabou de ganhar na loteria ou coisa parecida? O senhor poderia ter economizado três dólares. Poderia ter dito que o mais velho tinha seis anos; eu não saberia a diferença.

Bobby respondeu:

- É, pode ser; mas os garotos saberiam. 

(Patrícia Fripp)

Somos movidos por uma causa, e os valores, independentemente de quais sejam, e metas pessoais e profissionais deverão alinhar-se a ela. Cada vez mais as pessoas buscam significado no que fazem.

Mulher Executiva, como descobrir um valor que está por trás de uma meta?

Faça a pergunta:

- O que é importante para mim? 

Ao ter a resposta, faça outra pergunta:

- O que isso me proporcionará? 

Nesse momento, encontrará um valor. Mas não pare aí!

Continue...

Quando você tiver (o valor), o que isso lhe proporcionará?

E pergunte sucessivamente, quantas vezes forem necessárias até chegar a um precioso valor, geralmente abstrato, como, por exemplo: honestidade, segurança, coerência, coragem, amizade, respeito, lealdade, integridade.

É ele o instrumento de motivação mais poderoso que você tem! E é com base nele que terá congruência em relação a um objetivo. Pessoas que têm como valores dinamismo e desafios constantes não terão motivação em fazer todos os dias a mesma coisa, e aquelas que têm a criatividade como valor maior precisarão ter espaço para criar e inovar.

Você saberá o que quer, saberá para onde quer ir, sairá do estado presente para um estado desejado quando tiver muito claro “o que é importante para você”!

Educacao Inovacao Motivacao

Valores são mostrados no comportamento, governam o estilo de vida, definem escolhas e reações, e, quando os conhecemos, reconhecemos ou validamos, poderemos encontrar a melhor forma de satisfazer e alinhar nossas necessidades mais profundas – pessoais e profissionais. 

Fonte: http://www.educacaoeminovacao.com.br/2014/07/a-sua-motivacao-no-trabalho-esta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário