A personalidade inevitavelmente desempenha um papel importante na definição de relacionamentos entre colegas de trabalho e influencia a maneira como os funcionários realizam suas atividades. Devido às personalidades dos empregados influenciarem o ambiente de trabalho, é útil compreender algumas das maneiras com que certos traços de personalidade tanto contribuem quanto prejudicam a produtividade no local de trabalho.
Extroversão
Introspecção
As personalidades introvertidas têm tanto efeito sobre os colegas de trabalho quanto as extrovertidas. Uma personalidade introvertida não desqualifica inerentemente um colega de trabalho a se tornar um membro produtivo e eficaz da equipe. Contudo, há alguma evidência de que os introvertidos são mais propensos à falta de compromisso total com a organização e seus objetivos. A sua natureza introvertida, muitas vezes faz com que se sintam alienados em certas atividades, como festas da empresa. Eles também sentem imensa pressão quando as expectativas são altas, por vezes tornando-os menos eficazes como empregados.
Hostilidade
Funcionários influenciados pela personalidade muitas vezes são hostis em relação aos seus colegas. Algumas das hostilidades podem surgir a partir de acontecimentos aparentemente frívolos. Deixar de incluir um colega de trabalho em um evento social extracurricular ou até mesmo deixar de devolver um grampeador para ele pode desencadear um rancor que se torna difícil de melhorar. Colegas de trabalho que são influenciados por sua personalidade também podem ser mais hostis por despeito ou para dar a impressão que são melhores. Alguns colegas de trabalho espalharão rumores sobre os outros para ter uma dianteira e colocar os outros para baixo. Eles têm uma personalidade em que usam o seu desejo egoísta por algo como justificativa para fazer o que quiserem às pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário