terça-feira, 12 de agosto de 2014

Características de personalidade que influenciam os colegas

Por John Mack 


A personalidade inevitavelmente desempenha um papel importante na definição de relacionamentos entre colegas de trabalho e influencia a maneira como os funcionários realizam suas atividades. Devido às personalidades dos empregados influenciarem o ambiente de trabalho, é útil compreender algumas das maneiras com que certos traços de personalidade tanto contribuem quanto prejudicam a produtividade no local de trabalho.


Extroversão

As personalidades de muitos colegas de trabalho extrovertidos se tornam aparentes em seu desempenho e comportamento. Os colegas extrovertidos tendem a ser mais agradáveis, conscienciosos com responsabilidades e emocionalmente estáveis. Essas personalidades também têm poucas inibições a impedi-los de falar de si mesmos ou das ideias nas quais acreditam. Colegas cujos hábitos de trabalho refletem sua natureza extrovertida se dão muito bem e muitas vezes constroem fortes relações fora do trabalho. Eles participam de atividades extracurriculares, tais como churrascos e equipes esportivas da empresa.

Introspecção

As personalidades introvertidas têm tanto efeito sobre os colegas de trabalho quanto as extrovertidas. Uma personalidade introvertida não desqualifica inerentemente um colega de trabalho a se tornar um membro produtivo e eficaz da equipe. Contudo, há alguma evidência de que os introvertidos são mais propensos à falta de compromisso total com a organização e seus objetivos. A sua natureza introvertida, muitas vezes faz com que se sintam alienados em certas atividades, como festas da empresa. Eles também sentem imensa pressão quando as expectativas são altas, por vezes tornando-os menos eficazes como empregados.

Hostilidade

Funcionários influenciados pela personalidade muitas vezes são hostis em relação aos seus colegas. Algumas das hostilidades podem surgir a partir de acontecimentos aparentemente frívolos. Deixar de incluir um colega de trabalho em um evento social extracurricular ou até mesmo deixar de devolver um grampeador para ele pode desencadear um rancor que se torna difícil de melhorar. Colegas de trabalho que são influenciados por sua personalidade também podem ser mais hostis por despeito ou para dar a impressão que são melhores. Alguns colegas de trabalho espalharão rumores sobre os outros para ter uma dianteira e colocar os outros para baixo. Eles têm uma personalidade em que usam o seu desejo egoísta por algo como justificativa para fazer o que quiserem às pessoas.

Ansiedade

Os colegas de trabalho com atitudes positivas estão ansiosos para realizar seu trabalho. Eles gostam de vir trabalhar e veem o emprego não como uma obrigação, mas como uma oportunidade. Eles não têm escrúpulos em fazer mais do que aquilo que lhes é pedido, e muitas vezes dão uma mão aos colegas que precisam de ajuda, mesmo que isso não esteja entre suas atribuições. O aspecto crucial de colegas que são influenciados por suas atitudes positivas é que eles realizam seu trabalho em prol de si mesmo ou por causa dos objetivos da empresa e não para o bem de seu próprio progresso ou estritamente pelo dinheiro.
Fonte: http://www.ehow.com.br/caracteristicas-personalidade-influenciam-colegas-info_96958/

Nenhum comentário:

Postar um comentário