O trabalho reúne pessoas de diferentes origens, filosofias, culturas e personalidades. Diversos locais de trabalho podem incentivar a cooperação, o trabalho em equipe e o pensamento criativo. Diferenças de personalidade podem significar que os indivíduos tomam atitudes variadas quanto ao estilo de trabalho e à interação com outros funcionários, gerentes, clientes e concorrentes. Compreender como a personalidade afeta o comportamento no local de trabalho pode ajudar a determinar o que pode motivar os trabalhadores a agir ou se comportar de determinadas maneiras.
Motivação
Relações interpessoais
As personalidades também afetam o comportamento no local de trabalho quando se trata de relações interpessoais. Um modelo de personalidade comum inclui o "Tipo A" e "Tipo B" de personalidades. As personalidades do Tipo A tendem a fazer as coisas rapidamente, se sentem apressados e podem ser raivosos ou hostis. Personalidades do Tipo B têm uma abordagem mais relaxada, completando uma coisa de cada vez e expressando seus sentimentos. Em alguns aspectos, as diferenças de personalidade podem facilitar as relações interpessoais, já que os indivíduos podem desfrutar da interação com pessoas cujas personalidades complementem a sua própria. As diferenças de personalidade também podem causar problemas, por exemplo: a personalidades do Tipo A podem parecer arrogantes àqueles com personalidade do Tipo B, causando atrito. Por outro lado, as personalidades do Tipo B podem parecer muito sensíveis aos indivíduos com personalidade do Tipo A.
Ética de trabalho
A personalidade também pode influenciar a ética no local de trabalho. Por exemplo, alguém com uma personalidade espontânea, divertida, pode se esforçar para por as mãos à obra, cumprir prazos ou ser um negociador astuto quando se discute contratos. Os empregadores devem tomar o cuidado de estabelecer fortes princípios para orientar as escolhas éticas no local de trabalho, não importando o tipo de personalidade dos empregados. Por exemplo, algumas pessoas podem pensar que é perfeitamente possível levar canetas e blocos de anotações do escritório para casa, porque eles são generosos com os seus próprios recursos no local de trabalho.
Auto-avaliação
Algumas pessoas, naturalmente, avaliam seu próprio desempenho no local de trabalho, estabelecendo metas e identificando as áreas de melhoria. Outros, podem se concentrar nas tarefas do momento, não refletindo sobre o passado ou planejamento futuro. A autoavaliação pode ser uma ferramenta valiosa para melhorar as habilidades. Os empregadores podem oferecer treinamentos e oficinas para ajudar os funcionários a compreender melhor os seus pontos fortes e fracos no trabalho.
Fonte: http://www.ehow.com.br/personalidade-afeta-comportamento-local-info_69457/
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