quarta-feira, 22 de maio de 2013

Os desafios da integração de equipes



Integração é juntar. Ter totalidade. Este é o desejo de todo gestor com sua equipe ou com todos os funcionários de uma empresa. É natural que os líderes e gestores peçam aos seus funcionários que saibam tudo o que está acontecendo dentro da empresa, quais os negócios, as últimas notícias, saibam o que cada diretoria está fazendo e resolvendo, para alcançar as metas estabelecidas.
Integrar é uma forma de estimular o funcionário, dar motivação e tornar o ambiente de trabalho agradável. É uma forma inteiramente correta de se pensar. Uma empresa integrada, que tem todos os seus funcionários envolvidos, consegue se desenvolver, crescer e quem sabe, vencer a concorrência. A integração é importante para se manter o foco, a união, fazer com que a equipe não perca a direção e consiga ter êxito no final dos trabalhos.
Mas, os profissionais envolvidos na escolha da uma integração devem escolher corretamente o que deverá ser utilizado dentro da organização, pois somente desta forma o fato se tornará uma realidade. O dia a dia de uma empresa muitas vezes impede que uma integração seja realizada e geralmente este tipo ação é deixado de lado pelos gestores e líderes com a desculpa que o trabalho e as metas são muito mais importantes do que juntar a equipe para que os funcionários possam se conhecer.
Você que trabalha em uma organização, não importa o cargo, responda com toda sinceridade: não é uma tarefa árdua e complexa de ser feita? Integrar todos os funcionários ao mesmo tempo não é uma tarefa complexa?
As metas são tão enlouquecedoras para vencer a concorrência, seja qual for o setor de atuação, que muitas empresas passam batido por esta tarefa de integrar, vital para o crescimento de uma empresa. Posso garantir que este trabalho é necessário.
Primeiro, o funcionário assim que é contratado deve passar por uma imersão e conhecer toda a organização. Muitos gestores esquecem a importância de se conhecer a história da empresa, os benefícios, os negócios, serviços, etc. Como o gestor vai querer que o funcionário defenda a marca, se envolva nos planejamentos estratégicos e negócios da organização se este funcionário contratado não sabe absolutamente nada do local onde ele passará mais de 8 horas de seu dia?
Na maioria das vezes, o funcionário ao chegar a uma empresa recebe um kit de boas-vindas – muito bom -, com todas as informações sobre a organização. Mas, desafio qualquer um que tenha iniciado suas atividades em uma grande corporação a me dizer se realmente leu todo o material que recebeu? O funcionário já chega tão envolvido que vai se integrando a equipe e aos negócios. Com o passar do tempo e que ele vai aprender sobre a empresa. Pode ser diante de um site, de uma Intranet ou ainda ter curiosidade de ler livros ou folheterias. Se for curioso, ele lê, mas a integração acaba ocorrendo durante o dia a dia com seus colegas de trabalho ou uma reunião aqui e ali, onde ele consegue aumentar o seu círculo de amizades e seu networking.
Agora, segue um ALERTA para os líderes e gestores. Quando for contratar uma empresa para fazer uma integração tenha cuidado na escolha. Dependendo do trabalho oferecido, as ideias para integrar podem até mesmo desintegrar a equipe.
Em uma corporação de grandes dimensões uma integração com mais de 500 pessoas é impossível de ser realizada. É melhor dividir em etapas, por diretorias ou por setor e fazer o mesmo trabalho com todos os funcionários. Já tive esta experiência e o resultado foi gratificante.
Geralmente, a integração acontece mais com a equipe de vendas, pois as metas nesta área são sempre muito agressivas e estes funcionários precisam vender bastante para vencer a concorrência. Uma equipe de vendas integrada é fundamental para uma empresa.
Conselho: cuidado com integração que utiliza esportes radicais como rafting, cordas que possam prender/unir um funcionário no outro, pular de grandes alturas, etc. Muitos funcionários podem apresentar dificuldades e complicações no momento desta integração. Fobias ficam latentes. Alguém por acaso já teve a oportunidade de assistir o filme: White Mile? Se ainda não assistiu, aconselho ir à locadora mais próxima. Realizado para a TV americana com o premiadíssimo ator Alan Alda, conta a história real do dono de uma agência de publicidade americana bem sucedida em Nova York que para vencer a concorrência, resolve levar todos os seus principais diretores para um rafting. Muitos no início ficaram temerosos, mas quem estava disposto a desafiar o dono da agência e perder o seu emprego? Pois bem, eles foram e uma tragédia acabou acontecendo. 99% dos diretores morreram porque não tinham experiência em esportes radicais e a maioria não sabia nadar. Uma tragédia que acabou com a vida da agência e o pior de tudo, das famílias. O dono exigiu que todos fossem e ainda zombava daqueles que apresentassem medo por descer a cachoeira. O caso acabou com a prisão e condenação do dono da agência de publicidade e os poucos sobreviventes carregam até hoje traumas que poderia ser evitados caso este presidente tivesse um pouco mais de sensibilidade e respeitasse a individualidade de seus funcionários? Fato raro dentro de uma empresa.
Eu, antes de realizar as integrações que coordenei já tinha assistido a este filme e pude aconselhar os diretores a escolher com muito cuidado as empresas que nos ofereceriam este tipo de serviço.
Quando uma integração é anunciada para a equipe, a área de comunicação, o gestor ou o líder deve passar segurança, não somente com a vida dos funcionários, caso seja feito fora da empresa, mas também, quanto ao emprego em questão. Já soube de integrações que foram grandes pegadinhas para fazer avaliações e demissões.
Faça integração como troca de postos de trabalho. Muitos presidentes vestiram a roupa do faxineiro para saber como era este serviço. Este tipo de troca trás muitos benefícios. Se sua empresa tem Call Center fique um dia no atendimento e veja como é árduo este trabalho. Tente acompanhar então um dia de um engenheiro, arquiteto, profissional de comunicação, advogado, etc. da empresa onde você trabalha. A percepção muda completamente e o trabalho que antes você poderia enxergar como enfadonho verá com outros olhos. Mas, lembre-se, esta troca não pode prejudicar o andamento dos serviços da empresa, da equipe e mais ainda o cliente final.

Algumas ações básicas para integrar o colaborador ao novo ambiente de trabalho:
Quando um funcionário é contratado, geralmente ele se sente desambientado. Afinal, está em um local novo, não conhece as pessoas e isso pode deixá-lo retraído. Não é possível sentir-se à vontade em um ambiente sem saber onde se está "pisando".

1. Integração institucional - É essencial que o profissional conheça profundamente a empresa em que atuará, como os seus produtos, seu espaço físico, suas regras, seus valores etc. Dentre as ações para integrar a pessoa à empresa, pode-se utilizar: acesso ao site da organização: apresentação de vídeos; visita guiada; cartilhas e documentos institucionais, bem como divulgação do código de ética.

2. Integração com a equipe - Conhecer as pessoas dá mais segurança a quem chega a um ambiente desconhecido. Nesse sentido, você pode reservar pelo menos 15 minutos para uma conversa informal e aproximar o colaborador e o gestor do departamento. Uma breve apresentação do colaborador aos demais colegas do setor é sempre bem-vinda. Caso exista refeitório, almoce com o funcionário e aproveite a oportunidade para apresentá-lo a outras pessoas que atuam na organização.

3. Integração com os departamentos - Forneça ao recém-chegado uma lista dos ramais de cada departamento e o nome dos profissionais que ele manterá contato para realizar suas atividades. Isso certamente influenciará o desempenho do funcionário em processo de adaptação.

4. Integração com o RH - Coloque-se à disposição do profissional e mostre que a área de Recursos Humanos está de portas abertas para ele. Essa também é uma ótima chance para apresentar ao funcionário as ações específicas que contam com a atuação efetiva do RH.

Saiba sempre, que uma equipe integrada será participativa, defenderá a marca e a empresa. Não importa se esta organização tem 100 ou 10 mil empregados espelhados pelo país ou mundo. Festas de confraternização bem organizadas, aniversários, reuniões para troca de informações entre áreas, premiações de vendas com integração e um excelente reconhecimento aos funcionários que se destacaram dentro da organização tornará esta equipe e todos os escalões unidos em um único objetivo e em um único foco. Vencer! Não é isto que todos queremos em nossa vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário