domingo, 12 de outubro de 2014

Por que a Comunicação é Importante?

“Orador é aquele que diz o que pensa e pensa no que diz.” Bryan

Um profissional está procurando emprego. Ele tem um ótimo currículo, curso superior, noções de idiomas, uma vasta experiência profissional. Com base nas informações do seu currículo, ele é chamado para uma entrevista. Sua maneira de se vestir está correta e ele tem uma boa aparência….

Esta não parece uma cena perfeita de chance de 100% de contratação?

Pois, acredite, se na hora de expor seus conhecimentos e falar sobre si mesmo ele não se desenvolver bem, todas as chances de obter sucesso e ser contratado vão por água abaixo… E tudo isso tem um nome: COMUNICAÇÃO.
ComunicaçãoTodo ser humano se comunica, mas é muito comum encontrar pessoas que não conseguem interagir umas com as outras. Algumas dicas podem mostrar que a pessoa está bem preparada, pois ela vende bem, fala com propriedade, fala com naturalidade, fala diante de um público sem medo e tem desenvoltura. “Boca seca, taquicardia e mãos frias são sintomas comuns na hora de falar em público, até mesmo para o mais experiente palestrante. A dica do sucesso é saber lidar com estes sintomas, e não querer acabar com eles”, afirma Reinaldo Passadori, diretor-presidente do Instituto Reinaldo Passadori e professor de Comunicação Verbal há mais de 20 anos.
A comunicação é uma das principais competências necessárias a todo ser humano, principalmente no mundo em que vivemos, numa época de constantes mudanças em que as empresas estão dando cada vez mais valor a isso. “É uma competência fundamental para o profissional moderno que quer se dar bem no mercado de trabalho”, afirma Reinaldo.

Cada vez mais, as pessoas estão tomando consciência disso e buscando aperfeiçoar suas habilidades de comunicação. Os objetivos podem ser vários: obter uma interlocução mais positiva, melhorar as relações interpessoais, melhorar o processo de liderança ou aprimorar o contato com o público. E não é só privilégio dos tímidos, não. É crescente o número de executivos que buscam cursos e programas de comunicação com o intuito de melhorar a comunicação no dia-a-dia, procurando aprimorar as interações com os diversos públicos e em diferentes situações. Isso sem contar aqueles que buscam perder o medo de falar em público.
“Muita gente já se deu conta de que a habilidade de comunicação funciona como uma alavanca para a carreira e vem se firmando como uma competência muito valorizada pelas organizações”, afirma Letterino Santoro, especialista em Expressão Verbal e Escrita. “Mas apesar disso, muita gente ainda se fixa na fluência em outras línguas e negligenciam o domínio do português. Vale lembrar que erros cometidos em e-mails, entrevistas de emprego e outros contatos podem ferir a imagem e a credibilidade da pessoa, prejudicando a conquista do respeito por parte do ouvinte”, conclui Marisa De Mitri, consultora especializada em Língua Portuguesa.

MAS POR QUE A COMUNICAÇÃO É IMPORTANTE?


Mais do que importante, ela é uma das mais desejadas competências do profissional atual. É fundamental, independentemente do cargo e do perfil, que o profissional saiba se comunicar e se relacionar bem, em qualquer contexto. Alguns exemplos de situações em que é fundamental falar bem:

  • apresentações em público
  • motivação de equipes
  • liderança
  • reuniões de negócios
  • contatos com clientes
  • vendas
  • entrevistas
  • negociações
  • palestras
  • networking

E agora a boa notícia: todas as pessoas podem (e devem) se comunicar bem, inclusive os tímidos. “Comunicação é como música – todo mundo pode aprender. É claro que alguns vão apresentar mais dificuldades do que outros, mas isso é esperado. Qualquer pessoa pode desenvolver habilidades de comunicação”, afirma Reinaldo. “E mais uma boa notícia: quem se comunica mais, vende, produz e rende mais!”.

Mas como uma pessoa tímida pode vencer a timidez?

Segundo os especialistas, é uma questão de superar limites, sair da chamada “zona de conforto” e se dispor a transpor barreiras. O processo de desenvolvimento da comunicação inclui mudanças interiores. “Todo mundo tem capacidade de se comunicar. Por isso costumo dizer que somos três pessoas em uma: a pessoa que imaginamos que somos, a pessoa que as outras pessoas percebem que somos e quem somos na realidade”.
Se para você, parece difícil mudar, Reinaldo oferece alguns desafios, divididos em cinco dimensões da comunicação:

Dimensão espiritual
Sem conotação religiosa, esta dimensão tem relação com a índole da pessoa, seus valores e suas opções de vida.

Exemplos:
  • Aceite as pessoas como elas são, com seus defeitos e qualidades, sem preconceito.
  • Faça uma relação das cinqüenta virtudes que você possui.
  • Participe de alguma associação de ajuda ao próximo e realize ações filantrópicas.
  • Descubra e relacione seus dez valores pessoais.

Dimensão emocional
Tem a ver com auto-estima e problemas ou dificuldades de cunho psicológico.

Exemplos:
  • Reforce sua auto-estima.
  • Desenvolva e aprimore a arte da empatia.
  • Esteja bem consigo mesmo o tempo todo.
  • Vença o medo de falar em público.

Dimensão corporal
Refere-se ao movimento das mãos, braços e dedos, ao semblante, à postura, à elegância, à aparência e ao estilo quando você se comunica.

Exemplos:
  • Melhore sua postura.
  • Olhe mais nos olhos das pessoas.
  • Deixe suas mãos livres para falar em público.
  • Goste do seu corpo e responsabilize-se por cuidar bem da saúde e da aparência dele.

Dimensão vocal
Variação de volume, velocidade e intensidade da voz.

Exemplos:
  • Aprimore sua dicção.
  • Fale com clareza e elegância.
  • Desenvolva exercícios respiratórios.
  • Faça exercícios em voz alta para aprimorar a dicção e a teatralização da sua fala.

Dimensão intelectual
Parte racional, organização dos pensamentos e planejamento de comunicação.

Exemplos:
  • Fale de improviso.
  • Atualize-se para se sentir seguro e bem informado.
  • Amplie seus conhecimentos gramaticais.
  • Leia jornais diariamente e ouça noticiários.

“Quem não se comunica, se trumbica” – A importância da comunicação interna


*Por José Henrique Soares Dias
Já na década de 80, época onde as transformações não eram tão rápidas quanto as que ocorrem atualmente, o apresentador Chacrinha dizia com sabedoria: “Quem não se comunica se trumbica”. Imaginemos um ambiente pautado na informação, onde o conhecimento tornou-se o maior valor que uma organização pode ter, onde as mudanças são rápidas e constantes, onde há inovação e agilidade. Este cenário da comunicação passou a ser essencial para vitalidade e também um instrumento imprescindível na solução rápida dos problemas que afetam os processos. Ou seja, se tornou a base do sucesso de qualquer organização.
A comunicação interna tem por objetivo estabelecer um canal de informação permanente, formal, aberto e transparente, em que o foco principal é a transmissão da informação necessária para condução das estratégias empresariais. A comunicação no processo de desenvolvimento organizacional, além de buscar melhorar o relacionamento interno entre empregados e a empresa, cria também uma atmosfera de harmonia, respeito, transparência e senso de participação entre os setores da empresa. Tudo isso desde que o fluxo de comunicação seja eficiente e sem ruídos.
Deve-se ter claro, que a Comunicação Interna precisa se restringir à chamada comunicação descendente, aquela que flui da alta direção para os empregados, mas inclui, obrigatoriamente, a comunicação horizontal (entre os segmentos deste público interno). As organizações precisam ter em mente que não basta ter uma equipe altamente motivada e formada por grandes talentos, se a mesma não for bem informada e se não houver comunicação adequada a fim de alcançar os objetivos propostos pela empresa. Dessa forma, a comunicação interna é algo prioritário e merece uma atenção especial, pois é necessário que todos estejam em condições de usar o que é informado de forma correta, eficaz e principalmente, que esta informação possa ser aplicada aos negócios.
Só desta maneira teremos uma comunicação fluida e eficiente, obtendo assim o resultado esperado. Lembrando que uma boa comunicação deve ser transparente, ágil, democrática e participativa. Estes fatores são vitais para desenvolvimento e a sobrevivência de uma organização em um mercado tão competitivo quanto o que vivemos atualmente.
Veja os objetivos da comunicação interna:
  • Elaborar um canal formal para desenvolvimento da comunicação entre os stakeholders;
  • Desenvolver um elo entre os empregados e a gestão para facilitar a comunicação entre todos que frequentam o mesmo ambiente;
  • Criar um canal que permita cada empregado expressar se livremente, proporcionando feedback para os gestores;
  • Proporcionar maior interação entre os setores da empresa, fazendo com que a relação entre os empregados melhore;
  • Tornar influentes, informados e integrados todos os colaboradores da empresa;
  • Possibilitar aos empregados da empresa o conhecimento das transformações ocorridas no seu ambiente de trabalho;
  • Tornar determinante a presença dos empregados da empresa no andamento dos negócios;
  • Facilitar a comunicação empresarial, deixando-a clara e objetiva para os empregados;
  • Transmitir as estratégias organizacionais.

Fontes: http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/dicas-emprego/habilidade-de-comunicacao-desenvolvimento-profissional?origem=ggo&parceiro=66&acao=25962&gclid=CKeb2cGUp8ECFZBi7Aodb00AvQ


http://www.colaboremais.com.br/blog/artigos/quem-nao-se-comunica-se-trumbica-importancia-da-comunicacao-interna/

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