segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

4 Fatores Que Impactam Na Construção De Seu Time

Para que grupos de pessoas tenham sucesso no trabalho em conjunto é preciso entender alguns fatores que interferem diretamente na formação de equipes vencedoras.

Talentos individuais
Realce o potencial de cada pessoa de sua equipe. Para ser o melhor no que faz é preciso usar o talento individual, executar tarefas de acordo seus pontos fortes. Membros de uma equipe se complementam, cooperam entre si e dão suporte a possíveis deficiências individuais. Esse é o ponto chave do trabalho em equipe: a soma de esforços e potenciais.

Compromisso
Para que haja comprometimento com as metas e entre os membros da equipe, todos precisam ter claro a responsabilidade de cada indivíduo no propósito do trabalho. Foco no resultado é fundamental. Porém, estabelecer uma política de transparência e um ambiente colaborativo pode ajudar e muito nessa missão. A equipe precisa se sentir envolvida com o objetivo para além de resultados individuais. Isso faz com que cada pessoa tenha liberdade de ser honesto nas relações de trabalho e que ninguém se sinta colaborando mais ou menos para o sucesso do negócio.

Comunicação
O uso adequado da comunicação é sinônimo de êxito nas empresas. Dentro da equipe cada indivíduo tem tarefas específicas, porém, todos os integrantes são responsáveis pelo resultado alcançado. Desta forma, existe uma interdependência entre os membros para o cumprimento do trabalho no alcance do objetivo comum. A clareza de ideias, objetivos e expectativas só se alcança com comunicação. Para conhecer o ponto que se quer chegar, o líder precisa criar um ambiente que permita a clara comunicação entre as pessoas e reuniões periódicas de avaliação discussão de responsabilidades, metas e resolução de conflitos. Todo ajuste necessário para o progresso do trabalho pode ser feito por meio da comunicação.

Reconhecimento
A motivação que engaja os profissionais na busca de resultados para empresa pode ser encontrado em ferramentas de incentivo. Sentir-se reconhecida e importante na conquista dos objetivos inicialmente traçados é fundamental para que a equipe esteja motivada a produzir com mais qualidade nos próximos trabalhos. Comemorar as vitórias parciais e bonificar o time intensifica a força da equipe, assim como acreditar no potencial do grupo enquanto time também é importante. Transmitir confiança de que a equipe é capaz de enfrentar obstáculos e alcançar as metas propostas certamente a tornará mais produtiva e comprometida com os resultados da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário