quinta-feira, 5 de abril de 2012

Organização do Trabalho



DEFINIÇÃO DE ORGANIZAÇÃO

Para Chiavenato (1999),a palavra organização pode assumir vários significados.
A organização pode ser entendida como uma entidade social dirigida para objetivos específicos e deliberadamente estruturada, sendo entidade social porque é constituída por pessoas, é dirigida para objetivos porque é desenhada para alcançar objetivos, é deliberadamente estruturada pelo fato que o trabalho é dividido e seu desempenho é atribuído aos membros da organização.Nesse sentido,a palavra organização significa qualquer empreendimentohumano moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos.
Dentro desse ponto de vista, o autor continua afirmando que a organização pode ser visualizada sob dois aspectos distintos: a organização formal e a organização informal.

A organização formal
é aquela em que se é baseada em uma divisão de trabalho racional que especializa órgãos e pessoas em determinadas atividades. É a organização planejada, formalmente oficializada.

E a organização informal
é aquela que emerge espontânea e naturalmente entre as pessoas que ocupam posições na organização formal e a partir dos relacionamentos humanos como ocupantes de cargos. Forma-se a partir de relações de amizade.

A organização pode assumir o significado como função administrativa e parte integrante do processo administrativo, assumindo, neste sentido, o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as relações entre eles e as atribuições de cada um. Segundo Rebouças (2002)organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos.

Pode-se definir organização de acordo com Hampton (1992) como uma combinação intencional de pessoas e tecnologias para atingir um determinado objetivo.

Para Freeman e Stoner (1999),organizar é o processo de arrumar e alocar otrabalho, a autoridade e os recursos entre membros de uma organização de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma.

Reforçando as definições já apresentadas deve-se esclarecer ainda que as organizações servem a sociedade, pois são instituições sociais que refletem valores e necessidades culturalmente aceitos e permitem que os seres humanos vivam juntos de modo civilizado e que realizem coisas enquanto sociedade, elas servem a sociedade transformando o mundo num lugar melhor para se viver.Através das organizações os objetivos podem ser realizados, pois através delas os esforços são coordenados permitindo o alcance das metas, que sem aorganização, seriam muito difícil ou ate mesmo impossível de serem atingidas.As organizações preservam o conhecimento tornando-o como uma ponte que continua entre gerações passadas, presentes e futuras, além de aumentar o conhecimento ao desenvolver meios novos e mais eficientes de realizar coisas.Sendo assim, as organizações proporcionam carreiras, fonte de sobrevivência para os seus empregados e até mesmo satisfação e auto-realização pessoal.

Pela concepção de Etzioni (1989) compreende-se organizações sociais como unidades sociais (ou agrupamentos humanos) intencionalmente constituídas e reconstituídas, a fim de atingir objetivos específicos.

Uma organização se desenvolve em virtude das mudanças tecnológicas, das leis econômicas e através da procura de padrões elevados de vida. Essas mudanças externas precisam ser absorvidas internamente pelas organizações; para tanto, o modo de gestão das organizações possibilitará seu desenvolvimento ou não.

Segundo Srour (1998) as organizações podem ser definidas como coletividades especializadas na produção de um determinado bem ou serviço. Elas combinam agentes sociais e recursos e se convertem em instrumentos da economia de esforço.Sendo assim, pode-se definir organização como qualquer empreendimento estruturado e constituído para determinado fim, não importando o seu ramo de atividade, a sua constituição legal ou sua finalidade. Nesse sentido as instituições beneficentes, escolas, universidades, hospitais e outras organizações possuem uma estrutura definida e seguem uma metodologia de gestão que as mantém na direção de seus objetivos e resultados.A necessidade de mudança e de adaptação às novas condições ambientais externas leva todas as organizações, independentemente se visam lucro ou não, se estão voltadas para a produção de bens, de serviços ou de conhecimento, a procurarem respostas para o melhor meio de gerenciarem o seu negócio.

Nesta busca incessante de melhoria do gerenciamento as organizações deparam com o avanço tecnológico, outro elemento que as afeta direta e indiretamente.Devido às pressões competitivas, segundo Clarke e Monkhouse (1995), as empresas aprenderam a responder melhor às mudanças no mercado e à necessidade e preferências dos clientes, a serem mais flexíveis em sua estrutura ena sua gama de produtos, e também mais compactas e descentralizadas.

Os autores ainda afirmam que a mudança tecnológica é um agente de capacitação, pois possibilita novas estruturas, novos arranjos organizacionais, novos produtos e processos. A tecnologia tornou-se um importante determinante desucesso nos negócios e um fator-chave no desenvolvimento de padrões de vida e da sua qualidade.Afirmam, outrossim, que tecnologia é, pois, o conhecimento científico transformado em técnica, a qual, por sua vez, irá ampliar a possibilidade de produção de novos conhecimentos científicos. Na tecnologia está a possibilidade da efetiva transformação do real. Ela é a afirmação prática do ensejo de controle que subjaz ao se fazer ciência e pressupõe ação, transformação; é plena de ciência, mas é também técnica.De uma forma geral e abrangente, pode-se afirmar que a tecnologia tem trazido para as diferentes sociedades, nos mais diversos períodos da história econômico-social, diferentes conseqüências. Elas atingem as mudanças na organização do trabalho e na organização geral das empresas, tanto nas estruturas profissionais quanto nos empregos, e perpassam pelo modo de se capacitar,qualificar e instrumentalizar as pessoas das organizações necessárias paraacompanhar todo esse processo acelerado de inovação tecnológica.

Fonte:
http://pt.scribd.com/doc/37167331/2/DEFINICAO-DE-ORGANIZACAO

Nenhum comentário:

Postar um comentário