quinta-feira, 29 de março de 2012

Resiliência

Há mais de quarenta anos, a ciência tem-se interrogado sobre o fato de que certas pessoas têm a capacidade de superar as piores situações, enquanto outras ficam presas na infelicidade e na angústia que se abateram sobre elas como numa rede. Por que certos indivíduos são capazes de se levantar após um grande trauma e outros permanecem no chamado fundo do poço, incapazes de, mesmo sabendo não ter mais forças para cavar, subir tomando como apoio as paredes desse poço e continuar seu caminho?
É o tema que vamos discutir na próxima aula...



Complementando a postagem anterior, eis alguns exemplos reais de RESILIÊNCIA:

1) Um Juiz substituto esbanjava qualidades judicantes, acentuada independência e senso de justiça aos mais fracos; despertando o desagrado de outro mais antigo e influente. Após dar ganho de causa a caiçaras em ação de reintegração de posse em áreas de famosa praia do litoral paulista; contrariando poderosos interesses foi vítima de infundada acusação de assédio sexual. Teve a masculinidade posta sob dúvida. De origem humilde, recentemente casado e pai de uma criança, acabou exonerado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Não conseguindo colocação em escritórios de advocacia, inicialmente, montou Banca na garagem da própria casa. Prosperou muito enquanto guerreava nos Tribunais. Depois de doze anos foi reconduzido pelo Supremo Tribunal Federal. Assumiu o cargo que lhe seria de direito (entrância especial). Recebeu uma fortuna. Judicou durante oito anos; requerendo aposentadoria e voltando a advogar. Está rico.

2) Silvio Santos - O jeito positivo de ser deste notável empreendedor brasileiro, dono e apresentador da SBT, é um excelente exemplo. Ele foi capaz de enfrentar e superar a crise financeira do seu grupo de uma maneira diplomática, comunicativa e, sobretudo positiva e otimista. Atitudes que servem de exemplo e lição para líderes e gestores de empresas e organizações. Desta personalidade pública se destacam: o otimismo, a habilidade de comunicar-se, a simpatia e diplomacia. Quando consultado pelos jornalistas sobre a venda do Banco Panamericano ao BTG Pactual afirmou: "'Não ganhei nada nem perdi nada.". Ele processa os fracassos e erros sempre positivamente, já que, precisa afirmar a imagem pública de ser uma pessoa sempre bem sucedida. Sua capacidade de transformar uma situação difícil num evento positivo, são aliados do empresário perante a mídia. Com Silvio Santos, aprendemos como é que podemos transformar crises em oportunidades e "fazer de um limão uma limonada".

Fonte: http://flitparalisante.wordpress.com/2011/06/06/exemplos-de-resiliencia-exonerados-cassados-e-demitidos-que-nao-sofreram-efeitos-paralisantes/
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/silvio-santos-um-exemplo-de-resiliencia/51819/

Nenhum comentário:

Postar um comentário