segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Comportamento Humano nas Organizações



Referencias bibliográficas:
  1. KANAANE, R. Comportamento humano nas organizações: O homem rumo ao século XXI. São Paulo, Atlas, 1999

Resumo da obra
Segundo (Kanaane), o homem é caracterizado como um ser social, cujas relações tendem a direcionar suas vontades e seus valores, o caráter do indivíduo seria formado a partir de valores existentes na sociedade, incorporados de acordo com o grupo social ao qual pertence, de modo a garantir sua auto-afirmação, mantendo sua individualidade. As experiências de vida e as relações de trabalho criam um conjunto de condicionamentos e aprendizados que interferem nas interações sociais e profissionais mantidas no ambiente de trabalho, onde fica clara a necessidade constante dos indivíduos e da organização rever posturas e comportamentos diante das demandas organizacionais e sociais. Desta forma, o direcionamento no indivíduo tende a possibilitar a livre comunicação, contribuindo para uma maior autonomia, estimulando à criatividade e outros benefícios, focando as pessoas e aos grupos e desta forma, gerando a cooperação, comprometimento, interação e uma total atuação em grupo, diminuindo assim as competições através da valorização do comportamento humano de forma ampla e fazendo que circule em todos os níveis hierárquicos.
Quando se relaciona homem x trabalho, (Kanaane) estabelece que a insatisfação do indivíduo está diretamente relacionada ao resultado decorrente do seu trabalho. A mudança para uma boa satisfação poderá ser medida através das condições que indicam a qualidade de vida no trabalho, que são facilitadores para alcançar o bem estar do funcionário e dependem de fatores pessoais ou situacionais, podemos citar: salários justos, tecnologia, volume de trabalho, ambiente seguro e saudável, valorização pessoal, reconhecimento, crescimento profissional, garantias de empregabilidade e autonomia. Já o clima organizacional, atua como o condicionante para a saúde mental das organizações, dos trabalhadores e das relações externas, seria determinado pela motivação dos indivíduos e por aspectos formais da administração, além de fatores externos.
Sendo assim, (Kanaane) afirma que os indivíduos numa organização são os principais responsáveis pelo crescimento da produtividade e que não se pode ser obtido apenas e somente com tecnologia e processos. Valorizar o indivíduo a participar das decisões da organização a mesma, irá obter um maior rendimento, logo podemos perceber o comprometimento dos indivíduos com a própria organização e com o seu ambiente de trabalho, irá externar um melhor desenvolvimento organizacional. O trabalho, além de proporcionar sobrevivência e subsistência no mundo, possibilita também ao indivíduo exercer sua potencialidade de criação, desde que as condições ambientais e profissionais sejam facilitadoras, levando à pleno êxito.
Cada vez mais se tem exposto a preocupação com a qualidade de vida dos trabalhadores e dirigentes no cotidiano das empresas. Neste enfoque, fatores associados à motivação, à comunicação e à participação dos trabalhadores estão cada vez mais presentes, sendo evidente que a presença de tais fatores reflete no ambiente organizacional, que atua como facilitador da efetiva integração entre o empregado, a chefia e a organização de modo global. Portanto, vemos que o comportamento humano é geralmente conseqüência da saúde física e mental de uma organização, dos seus trabalhadores e das suas interações sociais. Semelhantes nas organizações, ou em nossas vidas, a motivação é a força que as manterá em movimento.
Conclusão
É importante que as organizações tenham a visão da importância de valorizar o potencial humano, com essa valorização estarão abrindo canais para que os indivíduos possam gradualmente ampliar as suas idéias acerca de si mesmos, dos outros e da própria organização. Este novo enfoque certamente levará ao desenvolvimento de um homem com melhores perspectivas e visões globais, que tenderá a conceber a si mesmo, aos outros e à própria organização de maneira integrada; os subsistemas que a compõem passarão a atuar de forma independente, possibilitando-lhe maior dinamismo dos sistemas de trabalho, que se apropriam da tecnologia, sem perder de vista os fatores humanos contidos. O autor nos dá uma idéia coesa e clara sobre tais estruturas e pensamentos. O conhecimento das forças motivacionais ajuda os gestores a compreenderem as atitudes de cada empregado no trabalho. Assim os mesmos podem lidar com cada empregado de maneira particular e singular, de forma eficiente e conciliadora. Algumas organizações se preocupam em implantar a administração participativa e, com isso, adotam mecanismos onde destacam as estratégias, mas além das facilidades também há dificuldades. O comportamento humano depende diretamente do clima organizacional, mas como cada indivíduo possui características singulares, é necessário que a organização dê mais valor ao que motiva cada funcionário para, assim, poder lidar com as diferenças e atingir seus objetivos, contando com a satisfação e qualidade de vida do trabalhador.

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