terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Trabalho em equipe: Habilidade essencial para o mercado de trabalho

Por José Roberto Marques.


Uma das principais características procuradas hoje no mercado é saber trabalhar em equipe. Essa capacidade é bastante benéfica para o ambiente corporativo, pois permite que as tarefas sejam cumpridas com mais rapidez e eficiência, além de estimular o aprimoramento das habilidades de cada profissional.
Além disso, a interação da equipe agrega valor ao serviço e gera confiança entre os colaboradores, o que proporciona um ambiente empresarial mais saudável, positivo e produtivo. Assim, os membros do grupo se sentem motivados e preparados para assumir desafios que ajudem a organização a crescer.
Para destacar-se na carreira, é fundamental desenvolver habilidades essenciais para o trabalho em equipe. Afinal, um profissional capaz de gerir e motivar os colegas, buscando sempre os melhores resultados e o desenvolvimento do grupo tem mais chances de ocupar uma posição de liderança dentro do empreendimento.
Quer saber como melhorar sua capacidade de trabalhar em equipe? Confira nossas dicas:

Aprenda a administrar conflitos


Saber lidar com os conflitos do dia a dia na empresa é muito importante. Desenvolver a habilidade de esclarecer os fatos e conciliar as necessidades é sempre bom para driblar os momentos de tensão. Desse modo, você consegue conquistar a confiança e a afeição da equipe.

Melhore a comunicação

Valorizar a comunicação entre você e os outros colaboradores é a chave para um bom trabalho em equipe. Saber escutar e falar na hora certa é uma habilidade importante para que o ambiente se torne agradável e produtivo.

Seja proativo


Estar sempre disposto a ajudar e a resolver os problemas ajuda no seu desenvolvimento profissional e no desenvolvimento de sua equipe em geral. Afinal, em um grupo os resultados são atribuídos a todos.

Busque inovar sempre


Isso ajuda no crescimento da empresa e dos profissionais à sua volta. Propor maneiras mais assertivas de realizar tarefas e de otimizar o tempo no trabalho é uma forma de estimular a criatividade dos colegas e de contribuir com a ampliação da produtividade.

Haja com confiança e seja confiável

Quando você demonstra que acredita no seu trabalho e na capacidade de seus colegas e que tem certeza da competência do grupo como um todo, você se torna uma pessoa que inspira confiança. Gerar esse sentimento é ganhar um espaço maior na equipe. Você passará a ser um exemplo, conquistará o comprometimento dos profissionais e saberá quando e como contar com cada colaborador.  
Trabalho em equipe na empresa
Crédito Imagem: Deposit Photos | pressmaster



Respeite a autonomia de cada profissional




Esse é o grande segredo para conquistar profissionais mais produtivos e motivados, pois, colaboradores com liberdade sobre suas demandas e prazos se sentem mais confortáveis e produzem melhores resultados. A autonomia no ambiente organizacional dá ao profissional a confiança necessária para executar suas atividades com excelência e gera maior responsabilidade e comprometimento.

Invista em Coaching


Esse processo visa aprimorar as capacidades de um profissional e ajudá-lo a desenvolver novas competências que facilitam inclusive o trabalho em equipe. Por meio de técnicas eficientes, o Coaching melhora, por exemplo, a comunicação e a motivação do indivíduo, permitindo que ele alcance melhores resultados em sua carreira, tanto em grupo quanto de forma individual.
Seguindo essas dicas, você certamente aprenderá a trabalhar em equipe e se tornará um excelente profissional para o mercado, tendo boas chances de destacar-se em sua carreira. Invista na melhoria de suas relações interpessoais e alcance resultados extraordinários!
Fonte: http://www.ibccoaching.com.br/blog/artigos/trabalho-em-equipe-habilidade-essencial-para-o-mercado-de-trabalho/

Nenhum comentário:

Postar um comentário