terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Trabalho em equipe: Habilidade essencial para o mercado de trabalho

Por José Roberto Marques.


Uma das principais características procuradas hoje no mercado é saber trabalhar em equipe. Essa capacidade é bastante benéfica para o ambiente corporativo, pois permite que as tarefas sejam cumpridas com mais rapidez e eficiência, além de estimular o aprimoramento das habilidades de cada profissional.
Além disso, a interação da equipe agrega valor ao serviço e gera confiança entre os colaboradores, o que proporciona um ambiente empresarial mais saudável, positivo e produtivo. Assim, os membros do grupo se sentem motivados e preparados para assumir desafios que ajudem a organização a crescer.
Para destacar-se na carreira, é fundamental desenvolver habilidades essenciais para o trabalho em equipe. Afinal, um profissional capaz de gerir e motivar os colegas, buscando sempre os melhores resultados e o desenvolvimento do grupo tem mais chances de ocupar uma posição de liderança dentro do empreendimento.
Quer saber como melhorar sua capacidade de trabalhar em equipe? Confira nossas dicas:

Aprenda a administrar conflitos


Saber lidar com os conflitos do dia a dia na empresa é muito importante. Desenvolver a habilidade de esclarecer os fatos e conciliar as necessidades é sempre bom para driblar os momentos de tensão. Desse modo, você consegue conquistar a confiança e a afeição da equipe.

Melhore a comunicação

Valorizar a comunicação entre você e os outros colaboradores é a chave para um bom trabalho em equipe. Saber escutar e falar na hora certa é uma habilidade importante para que o ambiente se torne agradável e produtivo.

Seja proativo


Estar sempre disposto a ajudar e a resolver os problemas ajuda no seu desenvolvimento profissional e no desenvolvimento de sua equipe em geral. Afinal, em um grupo os resultados são atribuídos a todos.

Busque inovar sempre


Isso ajuda no crescimento da empresa e dos profissionais à sua volta. Propor maneiras mais assertivas de realizar tarefas e de otimizar o tempo no trabalho é uma forma de estimular a criatividade dos colegas e de contribuir com a ampliação da produtividade.

Haja com confiança e seja confiável

Quando você demonstra que acredita no seu trabalho e na capacidade de seus colegas e que tem certeza da competência do grupo como um todo, você se torna uma pessoa que inspira confiança. Gerar esse sentimento é ganhar um espaço maior na equipe. Você passará a ser um exemplo, conquistará o comprometimento dos profissionais e saberá quando e como contar com cada colaborador.  
Trabalho em equipe na empresa
Crédito Imagem: Deposit Photos | pressmaster



Respeite a autonomia de cada profissional




Esse é o grande segredo para conquistar profissionais mais produtivos e motivados, pois, colaboradores com liberdade sobre suas demandas e prazos se sentem mais confortáveis e produzem melhores resultados. A autonomia no ambiente organizacional dá ao profissional a confiança necessária para executar suas atividades com excelência e gera maior responsabilidade e comprometimento.

Invista em Coaching


Esse processo visa aprimorar as capacidades de um profissional e ajudá-lo a desenvolver novas competências que facilitam inclusive o trabalho em equipe. Por meio de técnicas eficientes, o Coaching melhora, por exemplo, a comunicação e a motivação do indivíduo, permitindo que ele alcance melhores resultados em sua carreira, tanto em grupo quanto de forma individual.
Seguindo essas dicas, você certamente aprenderá a trabalhar em equipe e se tornará um excelente profissional para o mercado, tendo boas chances de destacar-se em sua carreira. Invista na melhoria de suas relações interpessoais e alcance resultados extraordinários!
Fonte: http://www.ibccoaching.com.br/blog/artigos/trabalho-em-equipe-habilidade-essencial-para-o-mercado-de-trabalho/

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

STRESS NO TRABALHO PODE CAUSAR DOENÇAS OCUPACIONAIS

Muito do que se diz sobre o stress no ambiente de trabalho está associado às novas tendências tecnológicas, responsáveis pelo estado de constante prontidão em que os empregados estão sujeitos em suas jornadas laborais. Segundo especialistas do Instituto de Psicologia e Controle do Stress, a realidade do mundo atual com o avanço vertiginoso das tecnologias relaciona-se, diretamente, ao crescimento das doenças ocupacionais causadas por esse fator.
As mudanças nas rotinas de trabalho associadas aos avanços tecnológicos são objeto de estudos realizados em todo o mundo por grupos de psicólogos que buscam conhecer as consequências causadas por esse estímulo tecnológico nas vidas das pessoas, submetidas a exigências de estarem sempre alertas e despendendo elevada energia em suas atividades.
Conforme destacam esses especialistas, as pessoas vivem atualmente em ritmo de intensidade incompatível com o bem-estar necessário, o que acaba contribuindo para o aparecimento de doenças em consequência de stress.
É certo que pelo fato dos trabalhadores atuarem em estado de alerta, a adrenalina aumenta ajudando na produtividade e na criatividade, mas se essa condição for mantida por muito tempo, a pessoa pode se tornar vítima de tensão demasiada que é prejudicial à saúde. Acredita-se que, muitas vezes, isso ocorra devido ao estado de esgotamento do trabalhador que ultrapassou os limites individuais de sua capacidade de adaptação às tendências tecnológicas atuais. Assim, com a redução da energia mental, surge o stress e, em consequência, outras doenças ocupacionais, diminuindo a produtividade e causando indisposição para o trabalho.
Um alerta para as empresas
Os empregadores devem ficar sempre atentos aos fatores que levam os trabalhadores ao stress nos ambientes laborais, evitando com isso, o aumento das doenças ocupacionais causadas por esse mal. É fundamental, para manter uma equipe produtiva e motivada, dedicar atenção às características específicas do stress no trabalho, que podem originar os seguintes sintomas frequentes:
  • Taquicardia
  • Tensão muscular
  • Boca seca
  • Dores no estômago
  • Mãos frias e suadas
  • Sensação de cansaço
  • Dificuldades de memorização
A redução dos fatores que causam o stress no ambiente de trabalho é um desafio de todos e deve ser levado muito a sério. São consideradas ações benéficas para o controle e a redução do stress no trabalho:
  • Conservar o bom relacionamento no ambiente laboral;
  • Manter a calma em reuniões de trabalho;
  • Gerenciar o tempo de trabalho para cada atividade;
  • Realizar testes e exames periódicos nos funcionários;
  • Adaptar horários flexíveis e intervalos entre as atividades;
  • Realizar campanhas de combate ao stress no trabalho;
  • Oferecer sala de relaxamento e convivência para os funcionários;
  • Manter uma atividade física de rotina e alimentação adequada.
Para que as empresas contem sempre com uma equipe produtiva no ambiente laboral é também muito importante manter os funcionários bem informados dos fatores causadores do stress e delegar tarefas legitimamente em conformidade com os limites de cada trabalhador.
Fonte: http://www.ocupacional.com.br/ocupacional/stress-no-trabalho-pode-causar-doencas-ocupacionais/