terça-feira, 20 de outubro de 2015

Por que investir nas relações interpessoais?

Para muitas pessoas, o trabalho é um importante componente da vida, não apenas no sentido material mas também pelo desempenho das atividades e para o contato social.
O cotidiano do trabalho influi na vida e nas emoções das pessoas. Por isso, as pessoas e as organizações precisam, de alguma forma, proporcionar um ambiente de trabalho agradável uma vez que o bom ambiente influencia a produtividade, e, por consequência, o andamento do trabalho. Assim, alguns fatores tornaram-se fundamentais para a realização do trabalho: o ambiente, o relacionamento, saber como as pessoas se sentem com relação às suas tarefas, enfim, uma visão mais global das pessoas que trabalham. O processo de interação humana encontra-se presente em todas as relações sobretudo no trabalho, e a forma como se dão essas interações influencia os resultados de toda a organização.

Conviver com o outro não é uma tarefa fácil, e conviver com o outro no trabalho sem entender o comportamento de cada um é praticamente impossível. Claro que cada um possui algumas noções sobre o comportamento e as reações de outras pessoas, e até já desenvolveu certa habilidade para lidar com as maneiras diferentes que cada um possui; porém, essas noções são empíricas e nos basearmos apenas no que “achamos” nem sempre é um bom caminho. Quer seja, ao considerar essa interação de pessoas num ambiente organizacional, tem-se que entender que as pessoas não funcionam como máquinas e que o comportamento é diferente do que se espera. Isso porque, quando se está em interação com outras pessoas, o funcionamento de ser de cada um é afetado, alterando o que se poderia chamar de “previsto ou esperado”.
Segundo Moscovici (1994), nas empresas, a interação humana ocorre em dois níveis concomitantes e interdependentes. O nível da tarefa é o que se pode observar, que é a execução das atividades individuais e em grupos. Já o socioemocional refere-se às sensações, aos sentimentos que são gerados pela convivência. Se esses sentimentos são positivos, o nível da tarefa é facilitado, gerando uma produtividade satisfatória. Se, ao contrário, o clima emocional não é satisfatório, a tarefa passa a sofrer os efeitos, que muitas vezes se manifestam com interações de desagrado, antipatia, aversão, etc.
A interação socioemocional pode favorecer o resultado do trabalho e as relações interpessoais. Se os processos são construtivos, a colaboração e o afeto predominam, o que possibilita a coesão do grupo. Caso contrário, o grupo passa a ter conflitos internos. O que se observa é que para trabalhar bem, e em grupo, as pessoas precisam possuir não apenas competências técnicas para realizar suas funções, mas também competências emocionais.
Na verdade, a comunicação intrapessoal é fundamental na interação com os outros; a forma como cada um se vê, suas motivações, ideologia, influem em cada interação interpessoal. A harmonia consigo mesmo, a autoaceitação e valorização, o bem-estar físico e mental, proporcionam um equilíbrio na relação com o outro. Muitas vezes, as dificuldades que surgem na relação “eu-outro” são causadas pelo não equilíbrio da relação ou comunicação intrapessoal. Portanto, é fundamental o equilíbrio dessa comunicação, para que se possa estar bem com os outros.
Numa organização, a presença de um líder habilidoso é muito importante nesse processo. Ele poderá conduzir sua equipe para o sucesso e, se possui habilidades para lidar com as emoções e com aqualidade de vida, fará a diferença de forma positiva no seu grupo de trabalho.
No trabalho, os indivíduos apresentam sua maneira pessoal de lidar com seus sentimentos e emoções, e essa maneira própria entra em contato com outros indivíduos, que também possuem sua maneira própria. Essas emoções entram em contato diariamente, criando uma atmosfera diferente em cada setor, cada departamento, visto que cada local tem suas características próprias de conduzir seu trabalho, de discutir os problemas, e de como seus líderes lidam com as pessoas. O que facilita ou dificulta essas relações são o autoconhecimento e o conhecimento do outro, que fazem com que se amplie a compreensão de como as pessoas atuam no trabalho.
Em suma, muitas pessoas querem melhorar seu desempenho e alcançar novos patamares. No entanto, poucas fazem algo para transformar a própria vida saindo da zona de conforto e entendendo-se em sua comunicação intra e interpessoal. Essa é uma escolha que, certamente, possibilitará mais conhecimento para potencializar habilidades e ampliação de novas conquistas, com ênfase em relações interpessoais de sucesso no trabalho.
Fonte: http://conexaopenedo.com.br/2013/10/por-que-investir-nas-relacoes-interpessoais/

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