sexta-feira, 6 de julho de 2012

Trabalho final de alunos ACN2 - INTEGRAÇÃO SOCIAL


Grupo: CRISTIANO FREITAS
           CARINA GULARTE
           GABRIELA CASSOL
           LUCIANE BONILHA
           PAOLA PIMENTEL

CONCEITO

A interação social é a relação que se estabelece entre pessoas de um mesmo circulo de amigos ou no trabalho. Não ocorre interação com duas pessoas que simplesmente conversam no ônibus uma única vez. Para que ocorra a interação é necessário um convívio frequente e logo está interação social se torna uma relação social.

A integração social acontece para:
• Para construir relação de trabalho ou de amizade.
• Observando que quando se fala de interação entre pessoas que não trabalham junto é necessário que aja afinidades entre as pessoas. 

Integração de Equipes de Trabalho
• A formalidade das relações no ambiente de trabalho muitas vezes se torna uma 
barreira que impede uma aproximação mais verdadeira, mais humana. As pessoas 
deixam de se conhecer, deixam de perceber as qualidades e os limites de cada um e 
o cotidiano fica construído na frieza e no distanciamento.

• O trabalho de integração tem por objetivo colocar em movimento o brilho, o afeto, os 
verdadeiros motivos que mantêm unido um grupo de pessoas. Através de atividades lúdicas 
e de muita descontração, é oferecida uma oportunidade das pessoas se conhecerem de forma mais espontânea. O riso, o brilho no olhar, ideias e valores compartilhados demonstram que as pessoas têm muito mais em comum do que o ambiente de trabalho e isso cria a possibilidade de aproximação, de integração. Cria a identificação e o senso de pertencer a uma equipe.

• Sentimentos de carinho, amizade, compreensão, respeito e amor podem ser exercitados no cotidiano se a equipe tiver este propósito em mente. É preciso também reconhecer que fofoca, mau humor, falta de tempo, egoísmo, individualismo, interesses pessoais, falsidade, entre outros, atrapalham a manifestação de emoções estimuladoras. Ao final do trabalho a nossa intenção é que os laços afetivos estejam mais fortalecidos.


DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO
• Objetivos:
Oportunizar um maior conhecimento de si mesmo e facilitar melhor relacionamento e integração interpessoal. 
Material:
Lápis e uma folha de papel em branco para todos os participantes.
Como Fazer:
1 - O facilitador explicita o objetivo e a dinâmica do exercício.
2 - Em continuação, pede que cada um escreva, na folha em branco, alguns dados de sua vida, fazendo isso anonimamente e com letra de fôrma, levando para isso seis a sete minutos. 
3 - A seguir, o facilitador recolhe as folhas, redistribuindo-as, cabendo a cada qual ler em voz alta a folha que recebeu, uma por uma. 
4 - Caberá ao grupo descobrir de quem é, ou a quem se refere o conteúdo que acaba de ser lido, justificando a indicação da pessoa. 
5 - Após um espaço de discussão sobre alguns aspectos da autobiografia de cada um, seguem-se os comentários e a avaliação do exercício.






Nenhum comentário:

Postar um comentário