segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Memória





Esses três conceitos são extremamente importantes para o desenvolvimento do ser humano, através dessas percepções é feita a interação com o meio.
            A percepção é feita através dos sentidos, como a visão, o olfato, o tato, podemos ter o controle da percepção através da internalização da linguagem e dos significados culturalmente desenvolvidos. A percepção é feita de acordo com eventos e situações vividas, aonde guardamos essas informações, para que através delas possam ter a percepção dos objetos através de nossos símbolos.
            A atenção é feita através de mecanismos neurológicos, sendo que quando ocorre um processo de seleção das informações com as quais vai interagir, se não houvesse essa seletividade, a quantidade de informação seria tão grande e desordenada que seria impossível uma ação organizada do organismo no mundo. Quando escutamos nosso próprio nome, reagimos imediatamente, focalizando nossa atenção de forma não deliberada.
            A memoria natural, na espécie humana, refere – se ao registro não voluntário de experiências que, permite o acúmulo de informações e o uso dessas informações em momentos posteriores, na ausência das situações vividas. A memória mediada permite ao individuo controlar seu próprio comportamento, pro meio da utilização de instrumentos e signos que provoquem a lembrança do conteúdo a ser recuperado, de forma deliberada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário