Por Mário Quirino
Saber trabalhar em equipe é uma das principais características procuradas no mercado. A interação favorece habilidades, conhecimento do negócio, criação de confiança, ambiente saudável, compartilhamento de ideias e oportunidades. O trabalho em conjunto é importante para que a empresa, como um todo, alcance seu objetivo final. A comunicação eficaz entre os departamentos é imprescindível para o desenvolvimento de equipes e influi diretamente nos resultados, nas atitudes, no clima organizacional e no bom desempenho dos colaboradores e da empresa.
Um dos grandes desafios no trabalho em equipe é lidar com as diferenças de personalidade, comportamentos, valores e atitudes. Cada pessoa se comporta de forma distinta, tem expectativas e pensamentos diferentes e possui um estilo próprio de comunicação e organização, sendo que tais atitudes podem gerar conflitos no ambiente organizacional. Diferenças de humor, de ritmo de trabalho, de liderança e de linguagem são exemplos de comportamentos que geram divergências.
Por exemplo, alguns profissionais gostam mais de conversar, seja de assuntos relacionados à empresa ou não. Já outros são mais concentrados, preferindo falar em ocasiões e momentos certos. Essa diferença de comportamento leva o profissional mais focado a pensar que o outro é inconveniente ou desconcentrado. Em contrapartida, o outro pode pensar que a pessoa mais quieta é antissocial e antipática. Aqueles muito expansivos podem desagradar os que não estão acostumados a esse tipo de comportamento, assim como vocabulários informais podem causar desconforto para os formais e diretos.
Na maioria das vezes, não escolhemos os relacionamentos profissionais e, por isso, precisamos aprender a conviver com as diferenças de temperamento e de personalidade. É fundamental entender a própria personalidade, as características do outro e como ele funciona para que o trabalho em equipe seja efetivo e para alcançar os objetivos em comum. A dificuldade em lidar com as diferenças reflete a falta de autoconhecimento. Antes de enxergar o defeito dos outros, é preciso olhar para si e analisar o seu comportamento e o que fazer para melhorar a relação com terceiros. Quando a pessoa se conhece, torna-se mais fácil a convivência com as diversas personalidades, assim como com ideias, habilidades e comportamentos.
Relacionar-se não é fácil, inclusive no ambiente de trabalho, onde vários perfis estão juntos. É preciso ter em mente que cada um age e pensa de uma maneira, mas uma equipe eficiente é composta por pessoas com diferentes habilidades, atitudes e pontos de vista. Quando os objetivos são os mesmos, as diferenças podem, inclusive, fazer a diferença e tornarem as atividades mais produtivas. Conviver com as várias personalidades é uma maneira de conhecer as próprias dificuldades e não permitir que as reações frente aos obstáculos gerem mais problemas do que soluções. O sucesso de uma equipe depende de várias pessoas e o bom relacionamento começa, primeiramente, com o conhecimento interno.
Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/m-blogs/opini%C3%A3o-1.268900/a-personalidade-no-trabalho-1.286289
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