quinta-feira, 14 de maio de 2015

FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES

Sensação, Percepção, Atenção, Linguagem, Pensamento e Emoção, dando-se particular atenção à Percepção, por ser mediante ela que o indivíduo toma contato com o que o cerca, no caso do administrador em especial o cliente. Normas não escritas, políticas dissimuladas, orientações confusas, gerentes paradoxais, estratégias inexistentes ou mal definidas, decisões a passos de tartaruga etc. Compõem o Labirinto Organizacional em que modernos Teseus procuram desvendar suas responsabilidades, atribuições e oportunidades.

Nessa convivência, utilizam essas funções mentais. Compreendê-las proporciona ao Administrador, melhores condições para gerenciar e auxiliar pessoas – profissionais e clientes – a encontra o fio de Ariadne que as conduza através dos meandros organizacionais. Segundo Braghirolli et al., “as informações relativas aos fenômenos do meio externo e ao estado do organismo são processadas em dois níveis: Os níveis da Sensação e da Percepção.

Sensação é a operação que possibilita ao cérebro informações relativas a fenômenos do mundo exterior, ou ao estado do organismo. Sem ela, nenhuma atividade física ou mental seria possível. Kaplan e Sadok definem Percepção como um “processo de transferência de estimulação física em informação psicologia; processo mental pelo qual os estímulos sensoriais são trazidos à consciência”(53:237). A Percepção, portanto, inclui a sensação, permite o sentido de completude e continuidade: objetos e formas constituem imagens inteiras, construídas a partir de estímulos fragmentários, recolhidos pelos órgãos dos sentidos.

A Sensação se divide em três tipos:

a) Interoceptivas:

As mais elementares permitem ao cérebro tomar conhecimento do que acontece nos órgãos internos. Em geral, menos precisas e conscientes, nem sempre possibilitam identificar o que de fato ocorre. Sensações interoceptivas não conscientes podem manifestar-se muito cedo e expressam-se de diferentes formas. Uma delas são os pressentimentos: Sensações relacionadas com fenômenos tidos ainda como manifestos ou acontecidos.

b) Proprioceptivas:
A Propriocepção possibilita entender que os objetos permanecem estáveis, embora a pessoa movimente a cabeça ou desloque-se de um lugar para outro, uma sensação interoceptiva especial é a de equilíbrio ou sensação estática, cujos receptores encontram-se no ouvido interno. Sua perda resulta na doença de Labirintite.

c) Exteroceptivas:

Essas sensações permitem o contato entre o indivíduo e o meio externo, por meio de tato, paladar, olfato, audição ou visão.
O Administrador encontra, no uso da cor, poderoso aliado para atuar sobre a sensação, e em conseqüência , sobre a percepção, quando na escolha das cores, não se orienta suficientemente o especialista sobre o tipo de emoções que se deseja manter, estimular ou inibir em dado ambiente ou situação, deixa-se de usufruir dos potenciais benefícios do projeto. A escolha inadequada das músicas (ou ruídos musicais) no ambiente de trabalho reduz a concentração nas tarefas, aumenta a taxa de erros e contribui para o desconforto de pessoas que não apreciam as escolhas efetuadas.

Para existir, a sensação requer a estimulação de mecanismos de recepção celular em intensidade suficiente para ocorrer transmissão de informação e posterior decodificação pelo sistema de reconhecimento.
Denomina-se “limiar inferior de sensação” o nível mínimo de intensidade de um estímulo capaz de produzir sensação reconhecível pelo indivíduo. Abaixo dele tudo passa como se o estímulo não existisse.

Ex.: Mecânicos desenvolvem discriminação auditiva extraordinária, identificando por meio de som as condições de funcionamento de um equipamento.
Provadores de alimentos e bebidas discriminam sutilezas de gosto, outros desenvolvem discriminação para variações de odor.

O “Limiar superior” causa uma sensação acima de qualquer estimulo, mesmo que não queira perceber tal sensação.
Ex.: Se uma pessoa está em sua casa e alguém liga um som em alto volume, essa pessoa acaba ouvindo o som mesmo sem querer e assimila essa sensação que termina sendo transmitida ao cérebro em forma de mensagem.

Relatividade das Sensações

As sensações podem ser percebidas em relação a outras conforme o destaque a que se dá a essas sensações. Por exemplo, se você acende uma luz de sua casa a noite a luminosidade dessa luz será facilmente percebida por qualquer pessoa, mas se você acende essa mesma luz durante o dia a sua claridade não será notada tão facilmente, não terá o mesmo destaque.
As pessoas recebem os estímulos e sensações de diferentes maneiras, de acordo com seus princípios morais, sues traumas ou suas emoções.
Algumas pessoas não gostam de automóveis por terem presenciado ou sofrido algum acidente, outras não aceitam certos comportamentos por causa de sua formação moral, como usar brincos, tatuagens ou qualquer comportamento fora de sua filosofia e outras pessoas agem pela emoção como por exemplo ter olhos somente para a pessoa amada, achar que o filho nunca faz nada errado, é sempre os outros.

Fenômenos de Percepção

a) Constância de Percepção

A Constancia perceptiva, uma ilusão construída pelo cérebro, permitir admitir que os objetos possuem sempre as mesmas características (tamanho, cor, localização, peso etc.)

b) Organização Perceptiva

A Organização Perceptivas consiste em receber diversos estímulos, de um ou vários objetos, e integrá-los em uma unidade.
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/funcoes-mentais-superiores/32986/

Nenhum comentário:

Postar um comentário