quarta-feira, 25 de março de 2015

O Redescobrir Das Pessoas

As pessoas precisam conhecer-se cada vez mais para desenvolver sua auto-estima, redescobrir a emoção no trabalho e conquistar seu espaço na era da globalização  
  
Alexandre Garrett
...Nesse momento de transformações que estamos vivendo criar filhos, trabalhar e se realizar como pessoa e profissional passa a ser o nosso maior desafio. E ele será vencido apenas com a descoberta do que e quem somos e que missão estamos cumprindo neste universo. Cada um de nós ao optarmos por determinadas metas de vida nos deparamos com diversas questões sem respostas. "Essas respostas serão dadas somente com a evolução dos relacionamentos afetivos que mantemos na família, no trabalho e com nós mesmos", assinala Roberto Shinyashiki, consultor organizacional, psicoterapeuta e diretor do Instituto Gente, lembrando que "somos eternos aprendizes e aqui estamos para desvendar os mistérios da vida". Com sua experiência de médico especialista em gente, ele propõe que estes mistérios serão mais facilmente reconhecidos se tivermos relações profundas e significativas com os nossos pais, filhos, amigos e colegas de trabalho. Somos, no seu entender, uma espécie de companheiros de viagem.
...Viagem para uns, trilha e caminho para outros, o que importa é que este processo de viver nos obriga a enfrentar constantes mudanças. E são estas mudanças que definem atitudes e comportamentos que adotamos diante dos outros e de nós mesmos. Para interpretar, conviver e colaborar com a adaptabilidade das pessoas no mundo das organizações, da família e da vida social, cada vez mais surgem cursos, seminários, workshops e consultores especializados em autoconhecimento. Conhecer-se passou ser a chave da virada para o sucesso profissional e a realização pessoal. "Antigamente o foco das empresas estava na tecnologia e no processo de produção. Hoje tudo está voltado para o indivíduo e seu aperfeiçoamento como pessoa e profissional. É preciso entendê-lo e o incorporar aos sistemas de gestão das empresas. E o mais importante é deixá-lo à vontade com o seu meio social, isto é, tentar realizar parte de seus sonhos e desejos", comenta Benê Catanante, psicóloga e sócia-diretora da Com Ciência Recursos Humanos, empresa de consultoria voltada ao desenvolvimento profissional e pessoal.
...O mercado para todos, a chamada globalização, a reestruturação das empresas, a redução nos postos de trabalho e a competitividade acabaram por reduzir as relações cordiais entre as pessoas. "As coisas do coração parecem ser de outros tempos", assinala Waldemar Helena Júnior, consultor de empresas e advogado, autor do livro Alquimia do Encontro - Um guia de qualidade nas relações pessoais e profissionais - editado pela Editora Gente - afirmando que "reencontrar-se consigo mesmo e com o outro é parte da vida e se o encontro afetivo parece ter ficado para trás, é preciso recuperá-lo, com urgência, para que faça parte do presente".
..."Diálogo transparente, negociação, olho no olho, parceria e confiança,para gerar o comprometimento entre as pessoas", é a receita do consultor para que haja crescimento pessoal e profissional. Ele lembra que o ser humano é um poço sem fundo de expectativas, sempre barganhando frustações e ansiedades. A grande questão ao ser ver, é o tempo de permanência em uma dessas situações. "A perplexidade é positiva,mas não pode perdurar por muito tempo sem solução", comenta. Em seu livro Waldemar Helena comenta ainda as mudanças que transformaram o processo produtivo nas organizações e os paradigmas ainda vigentes e emergentes no dia-a-dia do trabalho. (Ver quadros)
..."Coração no Trabalho" é um dos últimos lançamentos da Ediouro no mercado editorial nacional. O livro, de Jack Canfield e Jacqueline Miller, publicado originalmente nos Estados Unidos, conta histórias e estratégias para construir a auto-estima e redescobrir a emoção no trabalho. Ele é um exemplo de que no mercado norte-americano o tema já está amplamente debatido e que também representa uma tendência a nível das empresas o foco na auto-realização das pessoas. "O ambiente de trabalho nas organizações modernas está levando ao endurecimento do espírito humano. Reagindo contra isso, as pessoas estão manifestando suas emoções, exigindo "espírito no trabalho ", destaca Willis Harman no prefácio do livro, sublinhando que "está na hora de levar o coração ao local de trabalho e de analisar o que estamos fazendo uns com os outros e com o nosso trabalho".
...Lavínia Lins Coelho, psicoterapeuta do Hospital do Servidor de São Paulo, considera essencial a retomada da emoção no trabalho. "Nos últimos tempos aumentou-se muito a abrangência do não consigo e não posso. Isto esconde a atitude cômoda e até covarde das pessoas de não ter que tomar posição em relação aos fatos que o cercam. "É como se estivéssemos decidido ver no escuro e isso fosse confortável", comenta. Na sua avaliação, este comportamento só gera mais dificuldades na vida das pessoas porque no fundo "elas têm consciência do seu estado do ser". Infelizmente ele não se manifesta com alegria de viver e de trabalhar, muito menos em se relacionar com os outros. "Mau humor, irritabilidade, violência com o outro, isolamento e mal estar são sintomas corriqueiros que as pessoas não sabem identificar como sendo o resultado da sua inércia e existencial", assinala.
...Esta inércia, na sua opinião, é a falta de conscientização das pessoas de que elas são agentes, atores e únicos responsáveis pelas suas próprias vidas e que somente com suas próprias forças farão mudanças no meio onde vivem. "Não é preciso mudar os outros e o mundo inteiro para que nos sentir bem com nós mesmos", justifica ." É preciso ter vontade de conhecer-se a si mesmo. Aceitar os papéis que temos que viver no meio social e sobretudo saber fazer escolhas que satisfaçam nossa maneira de ser e de sentir o mundo em que vivemos", observa. Lavínia Coelho comenta ainda que as relações interpessoais são hoje os maiores focos de conflitos e de insatisfação com quem convive com o universo do trabalho. "O que as pessoas ainda não consideram é que podem mudar, melhorar e até acrescentar novos padrões nos seus relacionamentos no trabalho". A auto-estima, ora em discussão nas empresas, para ela, pode ser algo extremamente positivo para modificar atitudes negativistas e gerar um ambiente mais saudável para todos.
Serviço: Com Ciência e Desenvolvimento Pessoal (011) 872-6652; Instituto Gente (011) 261-6713; Ediouro Publicações (021) 260-6122; Lavínia Coelho (011) 288-5411
Organizações
Ontem
Hoje
Obsolescência
Adaptativa. Maior tempo de duração e sobrevivência dos produtos, modelos, estilos, mercados, idéias, informações, experiências.
Criativa. Menor tempo de duração dos produtos, modelos, estilos, mercados, idéias, informações e experiências.
Experiência
Valorização.
Almoxarifado de sucesso.
Confrontação, reavaliação.
Conceito de administração
Obter resultados por meio das pessoas.
Promover o crescimento das pessoas por meio de seu trabalho, atingindo os objetivos da empresa e a satisfação de suas próprias necessidades.
Comportamento ante o mercado
Reativa (clientes, fornecedores, usuário, meio ambiente).
Pró-ativa. Valorização do externo (qualidade/ parceria).
Lealdade
"Vestir a camisa" da empresa.
Aumento da necessidade de auto-estima e de melhoria da qualidade de vida.
Estilo
Paternalismo sólido: segurança em troca de lealdade.
Rompimento do elo de autoridade. Negociação e participação.
Parceria
Desprezo
Qualificação e valorização
Qualidade
O trabalho como fonte geradora de estresse
Maior atenção e encaminhamento
Batalhas
Ganhar/perder
Outras allternativas: Ganhar/ganhar
Reconhecimento
Fotos, informações, objetividade.
Criatividade/intuição Aspectos emocionais
Tecnologia
Muita ênfase nas tecnologias do ter.
Qualificação do potencial e desenvolvimento do ser.
Imagem exterior
A empresa é vista como símbolo do progresso e com plena aceitação pela sociedade.
A sociedade cobra novas atitudes, movimentos ecológicos, etc.
Fonte: Livro Alquimia do Encontro de Waldemar Helena Júnior - Editora Gente

Ferramentas para crescer
...Investir no seu próprio aprendizado, conhecer mais técnicas como PNL (Programação Neuro-Linguística), trabalho em equipe, meditação transcendental, fazer psicoterapia, yoga, relaxamaneto, biodança,bioenergética,praticar esportes,apreciar músicas, cinema, teatro, fazer trabalhos manuais, especialmente ligados à terra, como jardinagem , curtir animais e crianças, são alguns dos conselhos práticos da consultora Benê Catanante, da Com Ciência e Desenvolvimento Pessoal para quem deseja cuidar do seu próprio desenvolvimento pessoal.
...Para Roberto Shinyashiki, diretor do Instituto Gente alguns pontos precisam estar sendo sempre trabalhados para quem deseja ser um vencedor. Entre estes pontos estão, velocidade,polivalência, visão e auto-realização.Na velocidade, o autor do livro "A Revolução dos Campões ", indica a capacidade da pessoa de responder rapidamente aos desafios da vida moderna. "Até a paquera hoje está mais rápida.Tudo acontece numa única noite.Temos que ficar atentos na rapidez dos fatos ", exemplifica.Na polivalência assinala o fim dos especialistas e do início da era dos multi-especialistas."Pessoas que se envolvem em tudo e conhecem um pouco de tudo", comenta. Na visão , o consultor diz da importância de ter um pé no futuro, mas ficar consciente do que está acontecendo no hoje e se está havendo uma construção positiva do amanhã.Já em auto-realização, o consultor indica a importância de construir-se diaramente este objetivo. "Quanto tempo as pessoas perdem vendo novela quando poderiam estar produzindo e absorvendo algo de concreto para sua aprendizagem e crescimento pessoal?, questiona.
...O resgate do ser humano hoje nas empresas é um debate muito importante segundo Gustavo Boog, consultor organizacional e sócio da Boog & Associados. Uma das ferramentas que ele vem desenvolvendo há muitos anos é a da utilização dos florais. Ele diz que os florais reduzem a hostilidade das pessoas com o mundo exterior e melhoram a percepção dos indivíduos consigo mesmos e com os outros."Não é nenhuma gotinha mágica ou coisa de bruxaria como se pensava antigamente", comenta , lembrando que estará lançando em breve o livro" Energize sua empresa .Como os florais podem dinamizar seu ambiente de negócios ", que será uma versão atualizada do seu livro anterior "O Poder dos Florais no Trabalho ". Para o consultor, o floral pode ser usado individualmente ou coletivamente e que este ajuda no equilíbrio emocional das pessoas, facilitando a tomada de decisão, melhorando o convívio com o grupo e reduzindo ansiedades individuais que atrapalham no ambiente de trabalho.
Serviço: Com Ciência Comunicação e Desenvolvimento Pessoal (11) 3032-6826; Boog & Associados (11) 5535-3994; Instituto Gente (11) 3675-2505

Veja aqui a lista de alguns livros que podem colaborar para o seu desenvolvimento pessoal
  • O Ser Quântico - Danah Zohar - Editora Best-Seller
  • Introdução à vida - John-Roger e Peter McWilliams - Editora Record
  • O Caminho da Habilidade: Desperte! - A Excelência da Realização no Trabalho - Tarthany Talku - Editora Dharma
  • Pertencendo ao Universo - Explorações nas Fronteiras da Ciência e da Espiritualidade - Fritjof Capra e David Steindl-Rast - Editora Cultrix
  • O Presente Precioso - Dr. Spencer Johnson - Editora Record
  • Alquimia do Encontro - Waldemar Helena Junior - Editora Gente
  • Na era da Intuição - Miguel Franco - Editora Intuitiva
  • Coração no Trabalho - Jack Canfield e Jacqueline Miller - Editora Ediouro
  • Até as Águias Precisam de um Empurrão - David McNally - Editora Pro Net
  • A Revolucão dos Campeões - Roberto Shinyashiki - Editora Gente
  • Sobrevivendo ao Caos - Susan M. Campbell - Editora Futura
  • O Poder dos Florais no Trabalho - Gustavo Boog - Editora Makron-Books
Aprendendo a voar
...Como entender o gesto desesperado de uma mãe que empurra seus próprios filhos no precipício abaixo só para que estes experimentem o doce sabor da sobrevivência? Esta é uma questão aparentemente resolvida entre as famílias das águias. Afinal, diz o pensamento de uma mãe águia interpretada pelo consultor David McNally, até que seus filhotes descobrissem suas asas, não havia propósito para suas vidas. Até que aprendessem a voar, não iriam compreender o privilégio de ter nascido uma águia. Neste caso, o empurrão para o precipício passa a ser um ato extremo de amor e de sobrevivência da espécie.
...Quando transportamos a experiência das águias para os seres humanos percebemos que determinados "empurrões" podem significar também a sobrevivência da espécie, especialmente em se tratando de realização pessoal e profissional. "Eagles Vision - Atingindo novas alturas em realização pessoal " é um workshop desenvolvido nos Estados Unidos e que está sendo implementado no Brasil pela Coaching Psicologia Estratégica, de São Paulo. Segundo o próprio criador do método, David McNally, "embora a fórmula para aprender a voar alto seja relativamente simples, sua aplicação é bastante difícil" e isto vale tanto para as águias, como para os seres humanos, segundo Miguel Vizioli, psicólogo e consultor organizacional e sócio da Coaching.
...Segundo ele, o objetivo desse workshop é o de estabelecer com os seus participantes a necessidade de maximizar esforços para a busca da excelência pessoal e profissional.Isso é possível graças a um entrosamento do grupo que transforma a sala do seminário, "em seu próprio local de trabalho e de reflexão sobre sua vida pessoal e profissional". Eliana Saad, psicóloga e também facilitadora no workshop, diz que o mundo em constantes mudanças trouxe um crescimento na sensação de falta de controle, stress, desconforto e insatisfação nas pessoas, tornando necessário retrabalhar valores e emoções de cada um para que se "aprenda a construir uma nova base de vivência na empresa e na vida pessoal", com maior conforto e realização individual e do grupo onde atuamos. "Pode haver desconforto até mesmo em situações de confiança", comenta Vizioli.

..

Fonte: http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?rh=O-Redescobrir-Das-Pessoas&idc_cad=adz8zr9wd

Nenhum comentário:

Postar um comentário