quarta-feira, 2 de abril de 2014

Como se comunicar efetivamente no trabalho

Por: Fatima Calado 
Comunicação é a troca de informações, idéias e sentimentos com outras pessoas através de um meio. Neste artigo, vamos nos concentrar na conversa como a forma mais comum de comunicação no local de trabalho. Uma comunicação eficaz é a base de qualquer empresa de sucesso ou organização. A maneira como a empresa lida com canais de desenvolvimento e acompanhamento de comunicação entre empregados e empregadores mostra o seu nível de comprometimento com o aumento da produtividade e sucesso.
Para se tornar um bom comunicador, temos de nos concentrar naquilo que queremos comunicar, o que a outra pessoa está tentando nos dizer e no fluxo da comunicação. Estes pontos básicos são essenciais para o sucesso de qualquer comunicação, especialmente aquelas no local de trabalho. Este artigo explora esses pontos em maior detalhe.
  • Vá direto ao ponto. Ao entregar a sua mensagem, você tem que decidir quais partes são mais relevantes para cada conversa em particular. A remoção do desnecessário e irrelevante pode tornar a conversa mais interessante de seguir. A linguagem corporal, tom de voz e sua aparência podem ser usados para aumentar a chance de ter uma conversa com um cliente efetivo ou seu superior. Você pode iniciar um tópico e atrair mais atenção por falar com entusiasmo e com uma linguagem corporal positiva, e ao mesmo tempo, uma aparência elegante.

  • Desenvolva uma escuta efetiva. Você também precisa desenvolver bons hábitos de escuta. Trata-se de mostrar empatia quando confrontado com problemas e preocupações dos outros e fazer a pergunta certa para ter mais informações sobre o assunto. A escuta eficaz ajuda a extrair informações importantes de uma conversa aparentemente casual. Ouvir o ajudará a compreender as solicitações do seu cliente, suas necessidades e preocupações e, por conseguinte, permite-lhe oferecer um melhor serviço, que irá produzir em curto prazo os lucros financeiros e em longo prazo relações profissionais. Também ajuda a construir um melhor relacionamento no ambiente de trabalho através da compreensão das sugestões, feedbacks e preocupações dos seus colegas e gestores. Toda esta informação pode ser usada para melhorar suas habilidades pessoais e profissionais e levar ao aumento da produtividade e sucesso em longo prazo.

  • Controle o fluxo da conversa. Este ponto é vital para o sucesso da comunicação, especialmente em um ambiente empresarial onde o tempo é muito precioso e há prazos a cumprir. Seja assertivo e confiante quando a cargo de um projeto ou uma reunião para controlar discussões independentes que podem fazer perder tempo e dinheiro. No entanto, "conversações" são inevitáveis. As pessoas vão falar sobre filmes, viagens, carros e outras coisas alheias ao trabalho, mas também vão estar falando de negócios, projetos de trabalho e promoções. Ao invés de evitar ou tentar controlar esses tipos de conversas, participe e faça melhor uso delas. Elas irão aumentar sua popularidade e ajudar a construir relações profissionais úteis e mesmo parcerias de longa duração.

  • Dicas para uma comunicação eficaz no ambiente de trabalho:
    • Seja claro sobre seus objetivos e a finalidade da conversa, o que você está tentando alcançar?
    • Certifique que os outros entenderam seu ponto pedindo a confirmação.
    • Certifique-se de ter entendido os outros fazendo perguntas.
    • Faça uma cópia escrita dos objetivos acordados para todos os envolvidos no projeto ou reunião. Isso irá reduzir qualquer ambiguidade quanto a finalidade e responsabilidades das pessoas.
    • Seja assertivo. Não seja empurrado para algo que você não quer fazer.
    • Em confronto com as situações, seja profissional. Dê feedback sobre as atitudes, mas não ataque personalidades.
    • A comunicação não-verbal é tão importante quanto a comunicação verbal. Preste atenção à sua voz, linguagem corporal e aparência.
    • Dois dedos de conversa. Ganhe dos outros respeito e confiança, assumindo a responsabilidade por suas ações e aplicando que você aconselhar terceiros a fazerem.
    • Reflita sobre suas conversas. Será que você tem uma performance assim como você gostaria? Será que seu ponto aparece tão claramente a quem se destina?
    • Treine  em áreas onde você precisa de mais confiança, usando o treinamento das habilidades de comunicação e exercícios.

Fonte: http://www.comofazertudo.com.br/neg%C3%B3cios/como-se-comunicar-efetivamente-no-trabalho

2 comentários:

  1. Comunicação no ambiente de trabalho muitas vezes é complicado. Pois muitos chefes não sabem se comunicar sem serem grosseiros, e na maioria das vezes tem sempre alguns colegas querendo salariais grosso e querendo mandar nos colegas. O que acaba deixando o ambiente bem tumultuado.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o conteúdo do seu blog...
    Tenho dificuldades no trabalho relacionados a dificuldade de passar uma boa imagem profissional, sou comprometida e me esforço, porém não ganho credibilidade no ambiente profissional. Poderia dar dicas de como melhorar a imagem profissional? Obrigada.

    ResponderExcluir