segunda-feira, 12 de novembro de 2012

LIDERANÇA


OS MAIORES ATRIBUTOS DA LIDERANÇA

"Liderança" é um tema que vem sendo discutido desde os mais remotos tempos pelo homem. Ser líder, formar líderes, parece ser um desafio constante do homem e das organizações. Aqui vão alguns resultados de pesquisa feitas na Europa com mais de 500 executivos de todos os tipos de industria. Essa pesquisa é muito interessante. Ela mostra coisas simples, objetivas e fornece conselhos úteis para todos nós que desejamos vencer, alcançar o sucesso pessoal e profissional.


1. DISPOSIÇÃO PARA TENTAR O QUE NÃO FOI TENTADO ANTES
Nenhum empregado deseja ser guiado por um administrador a 
quem falte coragem e autoconfiança. É o estilo de liderança positiva aquele eu ousa nas tarefas e se vale de oportunidade não tentadas anteriormente. 
Um Gerente de Vendas bem sucedido irá às ruas e venderá junto com seus vendedores quando o mercado está difícil ou quando o pessoal de vendas encontrar-se sob extrema pressão. Tal gerente sabe que se arrisca a tornar-se impopular. Contudo, ao liderar pelo exemplo, manterá a motivação da equipe.

2. AUTO MOTIVAÇÃO

O Gerente que não consegue se auto-motivar não tem a menor chance de ser capaz de motivar os outros.

3. UMA PERCEPÇÃO AGUDA DO QUE É JUSTO
Esta é uma grande qualidade de um líder eficaz e a fim de ter o respeito da equipe, o gerente deve ser sensível ao que é direito e justo. O estilo de liderança segundo o qual todos são tratados de forma justa e igual sempre cria uma sensação de segurança. Isso é extremamente construtivo e um grande fator de nivelamento.

4. PLANOS DEFINIDOS
O líder motivado sempre tem objetivos claros e definidos e planejou a realização de seus objetivos. Ele planeja o trabalho e depois trabalha o seu plano coma participação de seus subordinados.

5. PERSEVERANÇA NAS DECISÕES
O gerente que vacila no processo decisório mostra que não está certo de si mesmo, ao passo que um líder eficaz decide depois de ter feito suficientes considerações preliminares sobre o problema. Ele considera mesmo a possibilidade de a decisão que está sendo tomada vir a se revelar errada.
Muitas pessoas que tomam decisões erram algumas vezes. Entretanto, isto não diminui o respeito que os seguidores têm por elas. Sejamos realistas: um gerente pode tomar decisões certas, mas um líder eficaz decide e mostra sua convicção e crença na decisão ao manter-se fiel a ela, sabendo, no entanto, reconhecer quando erra. Assim, seu pessoal tem força para sustentar aquela decisão junto com o gerente.

6. O HÁBITO DE FAZER MAIS DO QUE AQUILO PELO QUAL SE É PAGO
Um dos ônus da liderança é a disposição para fazer mais do que é exigido do pessoal. O gerente que chega antes dos empregados e que deixa o serviço depois deles é um exemplo deste atributo de liderança.

7. UMA PERSONALIDADE POSITIVA
As pessoas respeitam tal qualidade. Ela inspira confiança e também constrói e mantém uma equipe com entusiasmo.

8. EMPATIA
O líder de sucesso deve possuir a capacidade de colocar-se no lugar de seu pessoal, de ser capaz de ver o mundo pelo lado das outras pessoas. Ele não precisa concordar com essa visão, mas deve ser capaz de entender como as pessoas se sentem e compreender seus pontos de vista.

9. DOMÍNIO DOS DETALHES
O líder bem sucedido entende e executa cada detalhe do seu trabalho e, é evidente, dispõe de conhecimento e habilidade para dominar as responsabilidades inerentes à sua posição.

10. DISPOSIÇÃO PARA ASSUMIR PLENA RESPONSABILIDADE
Outros ônus da liderança é assumir responsabilidade pelos erros de seus seguidores. Caso um subalterno cometa um erro, talvez por incompetência, o líder deve considerar que foi ele quem falhou. Se o líder tentar mudar a direção dessa responsabilidade, não continuará liderando e dará insegurança a seus seguidores. O clichê do líder é: "A responsabilidade é minha".

11. DUPLICAÇÃO
O líder de sucesso está sempre procurando maneiras de espelhar suas habilidades em outras pessoas. Dessa forma ele faz os outros evoluírem e é capaz de "estar em muitos lugares diferentes ao mesmo tempo".
Talvez este seja um dos maiores atributos de um líder: ser capaz de desenvolver outros lideres. Pode-se julgar um líder pelo número de pessoas em que ele refletiu os seus talentos e fez evoluir.

O relevante desenvolvimento contínuo dos líderes

Um cenário de expansão e de transformação acelerada, advindo pelo volume de aquisições de outras empresas e a efetivação de uma fusão. Esses foram alguns dos fatores que levou o Grupo de Laticínios Bom Gosto a direcionar uma ação focada no desenvolvimento dos seus gestores, o "Programa Pegando Junto - Somando Pessoas, Multiplicando Resultados". Essa iniciativa foi idealizada com o objetivo de buscar nas lideranças um alinhamento necessário para que a transformação pudesse ser construída, uma vez que a companhia precisava executar uma nova estratégia para atingir resultados inéditos e, consequentemente, alinhar a visão da equipe de executivos era imprescindível.
A Laticínios Bom Gosto tem sede administrativa em Tapejara, cidade situada há 350 km de Porto Alegre em uma região de grande destaque pelo forte setor agropecuarista, devido ao clima e solos privilegiados. Com mais de 16 anos de atuação no mercado, conta atualmente com 35 unidades de captação de leite e 22 unidades industriais localizadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Mato Grosso do Sul. Conta com mais de 3,5 mil funcionários e 32 mil produtores integrados. Tem capacidade de produção de 4 milhões de litros/dia, que correspondem a 1,2 bilhão de litros/ano.
De acordo com Tatiana Godoi, diretora de Recursos Humanos, essa foi a melhor forma do Grupo de Laticínio Bom Gosto evoluir na Governança Corporativa, consolidar o processo de profissionalização e sucessão, integrar uma nova aquisição e preparar a abertura de capital, ações que exigem de todos preparo e alta capacitação. "O programa de lideranças teve seu início com o presidente e os diretores. Após o alinhamento deste primeiro grupo, o desdobramento ocorreu com os gerentes. Neste momento, estamos em fase de elaboração para chegar aos coordenadores e supervisores. Um dos objetivos é envolver a organização como um todo", enfatiza.
Com a filosofia de que todo programa de desenvolvimento deve funcionar em ciclos, através de um processo de educação continuada, o "Programa Pegando Junto - Somando Pessoas, Multiplicando Resultados" iniciou seu primeiro ciclo em novembro de 2009 e sua previsão de término é para dezembro de 2011. Em seguida, a companhia dará início a outro ciclo.
Programa de Desenvolvimento de Líderes da Bom Gosto
A diretora de RH explica uma das características da presidência é o empreendedorismo e a companhia vive um momento de aceleração e transformação, tornou-se indispensável resgatar o "Jeito Bom Gosto" e colocá-lo dentro dessa nova realidade. Para isso, o trabalho com a diretoria foi dividido em três módulos: Construindo Valores; Desenvolvendo Líderes e Liderando a Mudança. Desdobrando estas ações, o trabalho com os gerentes também foi dividido em módulos: Vivendo os Valores; Exercendo a Liderança e Comunicando a Mudança. E, na sequência, o trabalho com os coordenadores, seguiu o mesmo módulo com enfoque diferenciado.
É importante mencionar que o trabalho para o desenvolvimento contínuo os líderes foi desenhado conceitualmente por uma parceria estabelecida entre a área de Recursos Humanos, a presidência e uma consultoria externa. Contudo, o grande patrocinador do programa tem a presidência da empresa.
"Cada Módulo tem seus objetivos a serem alcançados, mas consideramos a carga horária como "flutuante". Ou seja, podemos redefinir a duração de cada módulo, respeitando o objetivo proposto e a carga horária total do programa. Como estamos falando de um programa chamado - Pegando Junto, dentro de cada Módulo e entre eles, a prática do coaching é realizada pelo próprio RH como também com a consultoria parceira neste projeto", destaca Tatiana Godoi.
Conteúdo do Programa de Desenvolvimento de Líderes da Bom Gosto
Vale ressaltar que a questão de localização geográfica também pode e é considerada uma necessidade de alinhamento, pois o Grupo Bom Gosto tem atualmente 22 unidades espalhadas no Brasil. Assim, o projeto contempla uma visita à matriz, localizada em Tapejara/RS. Desta forma, a proximidade da matriz com as unidades acelera também a própria reformulação de processos internos. Durante os encontros, a área de RH e uma consultoria parceira utilizam o conceito da Andragogia - Educação de Adultos, como também a Metodologia Experiencial e as Vivências em Grupo, ou seja, a construção coletiva e, principalmente, em "rede" é fomentada a todo o momento.
Avaliação da iniciativa - Para mensurar os resultados a Bom Gosto recorre a várias ferramentas. No entanto, a companhia acredita que o resultado observado no dia a dia é a melhor resposta, apesar de ser complexo e muito subjetivo. "Por esse motivo, utilizamos formas convencionais de avaliação ao final de cada seminário para alguns itens. Mas, o foco principal é o que ficou para cada participante através do registro de aprendizagens", complementa a diretora de RH.
Receptividade dos líderes - Quando o "Programa Pegando Junto - Somando Pessoas, Multiplicando Resultados" foi implantado, Tatiana Godoi comenta que houve uma breve desconfiança em relação à inovação, pois até então a empresa nunca tinha investido em ação de desenvolvimento continuado. Na ocasião, observou-se um pouco de insegurança, típica de qualquer momento de transição.
Como as resistências fazem parte a qualquer processo inovador, a área de Recursos Humanos da Bom Gosto recorreu à adoção de algumas medidas "simpáticas" e que buscam, através da aproximação entre diretores e gerentes, desmistificar e tornar claro que o programa visa melhorias. "Toda a melhoria deve ser contínua. Portanto, o envolvimento e a aproximação foram fundamentais para diminuirmos as resistências. Usamos também alguns estímulos de comunicação, ou seja, este tipo de programa deve ficar claro para toda organização. Desta forma, a transparência é um grande aliado para quebrar resistências", complementa Tatiana Godoi.
Benefícios do programa - Apesar do programa ter sido instituído em 2009, a diretora de RH comenta que já existem alguns sinais de impacto da iniciativa no que se refere à relação líder-liderados. "É cedo para avaliarmos, pois estamos no início do programa. Neste momento, estamos ainda na construção e vivência dos valores e o dar-se conta do papel de gestor ainda é um processo de descoberta. Ou seja, o Grupo Laticínios Bom Gosto está desenvolvendo seus líderes como gestores de pessoas", resume.
Ao ser indagada sobre os benefícios que a iniciativa gerou à empresa e aos colaboradores, a diretora de RH da organização salienta a integração dos gestores, bem como a necessidade gerada entre os mesmos de ativar a "rede" de relacionamentos dentro da empresa, com o objetivo de aperfeiçoar processos através do contato direto.
Uma observação feita por ela é em relação ao alinhamento da Missão, da Visão e dos Valores da companhia, pois em virtude das várias aquisições a Bom Gosto adquiriu outras culturas e este alinhamento está ocorrendo no momento adequado. Nos relacionamentos interpessoais, a área de RH também percebeu avanços no clima organizacional, uma vez que hoje o mesmo está mais leve e transparente.
Por fim, a diretora de RH enfatiza que ações de desenvolvimento contínuo são fundamentais e que dever realmente ser responsável pela Gestão de Pessoas são os gestores de cada área e não a área de Recursos Humanos. "Em todas as organizações, porém, existe este gap entre o discurso e a prática. A responsabilidade do RH é a de perceber esse gap e suportar os gestores neste desafio", conclui.


Fontes:http://www.guiarh.com.br/PAG21C.htm     http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Materia/6630/o-relevante-desenvolvimento-continuo-dos-lideres.html

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