terça-feira, 23 de julho de 2013

Mudanças E Desenvolvimento Organizacional

As organizações atuam em determinado meio ambiente onde sua existência e sobrevivência dependem da maneira como elas se relacionam com esse meio.

Resumo
As organizações atuam em determinado meio ambiente onde sua existência e sobrevivência dependem da maneira como elas se relacionam com esse meio. Elas devem ser estruturadas e dinamizadas em função das condições e conjunturas que caracterizam o meio em que elas operam.
A função do desenvolvimento organizacional (DO) é converter as organizações que adotam sistemas mecanizados em sistemas orgânicos, realçando a união dos colaboradores no que se pauta a confiança entre patrões e funcionários, a responsabilidade compartilhada, a participação efetiva de todos os grupos que compõem a organização, a descentralização do controle organizacional e solução de conflitos através de negociações.
desenvolvimento organizacional (DO) está intimamente ligado às mudanças e a capacidade adaptativa da organização, ou seja, “é sair das cavernas para a era da informação, do homem caçador ao homem criador”.

Palavras chave: mudanças, desenvolvimento organizacional. 

Mudanças 
Elas estão presentes nas tecnologias, na ciência, na medicina, no ambiente de trabalho, nas estruturas organizacionais, nos valores e costumes sociais, na filosofia e até mesmo nas religiões. No mundo dos negócios não é diferente. As pressões ditadas pelo mercado exige que as empresas mudem constantemente para manterem-se em condições competitivas. Exige-se cada vez mais uma adaptação continua das empresas e das pessoas em geral, pois toda mudança implica novas abordagens e soluções, rompendo com o estado de equilíbrio alcançado anteriormente e substitui por um estado provisório.
Mudança organizacional, o que é? Para Sterphen, mudança organizacional nada mais é do que qualquer alteração, planejada ou não, na relação entre a organização e o meio ambiente, que possam trazer consequências na eficiência ou eficácia organizacional, ou seja, uma necessidade organizacional para conseguir se adequar as variações do mercado, a fim de satisfazer o seu cliente externo e por consequência vencer a briga com o seu concorrente.
A mudança organizacional é uma realidade do mundo atual, provavelmente as empresas devem enfrentar ainda mais mudanças no futuro, em ritmo cada vez mais acelerado, pois mudança gera mais mudança. As organizações têm que lidar com novas tecnologias e atualizações das tecnologias existentes. Têm que enfrentar reorganizações empresariais. As organizações que obterão êxito nas mudanças devem levar em conta as pessoas, pois são elas afetadas por as mudanças e que tem que conviver com elas, as pessoas são responsáveis para a realização das próprias mudanças em questão. 

Desenvolvimento Organizacional 
É o processo de mudanças estruturada e planejada nos aspectos estruturais e comportamentais nas organizações/empresas, com a finalidade de aperfeiçoar os resultados anteriormente estabelecidos nos planos estratégicos, táticos e operacionais. O desenvolvimento organizacional propende métodos para encarar as ameaças e solucionar difíceis situações ou ocorrências, compartilhar a gestão/administração da empresa com os colaboradores através do relacionamento entre indivíduos com cargos de chefia e os demais, a responsabilidade das equipes em desempenhar suas funções e gerenciá-las, transformar gerentes e supervisores em orientadores e estimuladores, empregar pesquisas internas para conhecer as reais dificuldades e necessidades enfrentadas pelos funcionários e partir dai melhorar a organização. 
O objetivo do “DO” é proporcionar às organizações um modo de introduzir mudanças para permitir o crescimento das organizações. As ações do Desenvolvimento Organizacional (DO) visa alcançar objetivos, importantes como: 1) o desenvolvimento da competência interpessoal; 2) a mudança nos valores pessoais, de modo que os fatores e os sentimentos humanos sejam mais valorizados e considerados; 3) o desenvolvimento da compreensão entre e dentro das equipes de trabalho; 4) a geração de informações objetivas e subjetivas, válidas e pertinentes, no que diz respeito a realidade da empresa, bem como assegurar o retorno analisado dessas informações; 5) a criação de um ambiente de aceitação e receptividade para diagnóstico e a solução de problemas da organização; 6) a criação de um ambiente de confiança, respeito e não manipulação de entre chefes, colegas e subordinados; 7) a integração das necessidades e objetivos dos indivíduos que trabalham e colaboram com empresa; 8) odesenvolvimento de um processo de afloração de conflitos, atritos e tensões e posterior tratamento de modo direto, racional e construtivo; 9) o aprimoramento dos sistemas e processos de informações, decisões e comunicações das organizações.
Para o desenvolvimento organizacional é necessário sempre que a organização seja competitiva e lute pela sua sobrevivência em condições de mudança. As mudanças costuma trazer problema que precisa ser solucionado de forma racional e eficiente. Vale ressaltar que cada época desenvolve uma forma organizacional diferenciada e mais adequada e característica à sua natureza. Com as mudanças que estão advindas no mundo moderno tornam necessário reavivar e reconstruir as nossas organizações, pois estas precisam se adaptar às mudanças do ambiente. Diante mão, podemos ressaltar que as mudanças organizacionais não devem ser feitas ao acaso, ao sabor da inércia ou da improvisação, mas têm de ser planejadas.

Considerações
As mudanças caracterizam-se por fazer transformações cada vez mais rápidas e profundas e que impactam a vida das pessoas e organizações. Os efeitos podem ser positivos ou negativos, geram instabilidade e consequentemente, implicam renúncias, perdas e adaptações. Cada indivíduo e organização reagem de maneira diferente em meio as pressão do cotidiano e de um ambiente de mudanças, por isso cabe atenção e cautela para que as transições sejam feitas sempre da melhor maneira possível. 
Portanto as mudanças são necessárias para o desenvolvimento organizacional e das pessoas, por isso é quase que impossível pautar o desenvolvimento das organizações sem mudanças. O momento presente está sempre exigindo mudanças e elas acabam trazendo novos problemas. Esses problemas despertam novas soluções, as quais passam a exigir novas mudanças e assim por diante. Mudar é preciso e possível. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário